VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO SOFTWARE EDUCACIONAL SCRATCH
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3682Palavras-chave:
Ensino de Física, Software educacional, Scratch, Velocidade escalar médiaResumo
Nesta investigação, objetivamos compreender as evidências de aprendizagem que emergem a partir da implementação de uma sequência didática para o ensino de velocidade escalar média. Realizamos um estudo qualitativo e quantitativo por meio da implementação de uma sequência didática com 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio, para que fossem verificados alguns indícios de aprendizagem por meio da Unidade Articulável de Reconstrução Conceitual, proposta por Cabral (2017), em que utilizamos como recurso didático uma calculadora desenvolvida no software educacional Scratch. Da implementação da proposta analisada, os resultados apontam para a dificuldade de compreensão conceitual, de análise matemática e de interpretação na aprendizagem em Física, mas que os dados puderam revelar um avanço nessa compreensão quando incrementado ao software, proporcionando novas aprendizagens e conhecimentos que constituem a compreensão do fenômeno discutido sobre a velocidade escalar média. Por fim, destacamos que os discentes obtiveram bom aproveitamento nas atividades e apresentam evidências de superação das dificuldades de aprendizagem no campo da compreensão, conceitual e matemática.