VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO SOFTWARE EDUCACIONAL SCRATCH

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Software educacional, Scratch, Velocidade escalar média

Resumo

Nesta investigação, objetivamos compreender as evidências de aprendizagem que emergem a partir da implementação de uma sequência didática para o ensino de velocidade escalar média. Realizamos um estudo qualitativo e quantitativo por meio da implementação de uma sequência didática com 40 alunos do 1º ano do Ensino Médio, para que fossem verificados alguns indícios de aprendizagem por meio da Unidade Articulável de Reconstrução Conceitual, proposta por Cabral (2017), em que utilizamos como recurso didático uma calculadora desenvolvida no software educacional Scratch. Da implementação da proposta analisada, os resultados apontam para a dificuldade de compreensão conceitual, de análise matemática e de interpretação na aprendizagem em Física, mas que os dados puderam revelar um avanço nessa compreensão quando incrementado ao software, proporcionando novas aprendizagens e conhecimentos que constituem a compreensão do fenômeno discutido sobre a velocidade escalar média. Por fim, destacamos que os discentes obtiveram bom aproveitamento nas atividades e apresentam evidências de superação das dificuldades de aprendizagem no campo da compreensão, conceitual e matemática.

Biografia do Autor

Taysa Neves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Possui graduação em Física-Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2019) e atualmente está cursando a graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física. Atualmente está cursando pós graduação Lato Sensu TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO no Instituto Federal do Pará.

Marcos Roberto Berredo da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará -UEPA(2019), Especialista em Matemática, Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2022), Especialista em Direito Educacional pela Faculdade Focus (2023) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2023). Atualmente, integrante do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ) e professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Ensino de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: História da Matemática, Didática da Matemática, Sequências Didática, Análise de Livros Didáticos, Investigação Matemática e Tecnologias Educacionais.

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

NEVES DA SILVA, Taysa; ROBERTO BERREDO DA SILVA, Marcos; RODRIGUES-MOURA, Sebastião. VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO SOFTWARE EDUCACIONAL SCRATCH . Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 149–168, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3682. Acesso em: 27 abr. 2024.