ESTADO DO CONHECIMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE VERSAM SOBRE ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3681Palavras-chave:
Educação Estatística, Ensino de estatística, Mapeamento, Organizações didáticasResumo
Este estudo objetivou mapear e analisar produções brasileiras na área da Educação Estatística em periódicos científicos, em especial, as que discutem sobre livros didáticos no ensino e aprendizagem deste campo do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo e caracterizada como um estado do conhecimento, tendo como fonte de produção de dados produções cientificas de periódicos da área da Educação Matemática, Ensino e/ou Educação em Ciências. A análise das produções revelou um baixo número de pesquisas relacionadas à Educação Estatística e um número menor ainda quando se trata desta área associada aos livros didáticos. Foram identificadas pesquisas brasileiras e internacionais que versam sobre o tema, as quais apresentaram diferentes tipos de análise, critérios de análise e distintas estruturas para a organização dos dados obtidos.