PRECONCEITO? PRESENTE! HOMOFOBIA? PRESENTE! EDUCAÇÃO SEXUAL? FALTOU, PROFESSOR/A
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3680Palavras-chave:
Educação Sexual, Escola, Homofobia, DocentesResumo
Este estudo tem como objetivo problematizar discursos e cenas escolares acerca de práticas homofóbicas na escola, analisando de que modos a Educação Sexual contribui para a (des)construção de preconceitos e discriminações. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa realizada em escolas públicas de dois municípios cearenses, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e da análise foucaultiana do discurso. Os resultados obtidos evidenciam uma carência na formação docente aliada a um fundamentalismo religioso, que dificultam abordagens socioculturais da Educação Sexual na escola e em consequência a presença marcante da homofobia, que ocorre de forma sutil ou manifesta, por meio de preconceitos e discriminações. Assim, são necessárias (in)formações, articulações entre campos de estudos, comunidades e escola, a problematização de discursos e estratégias didático-metodológicas para o reconhecimento de identidades/diferenças, visando à desconstrução da homofobia na escola.