PRECONCEITO? PRESENTE! HOMOFOBIA? PRESENTE! EDUCAÇÃO SEXUAL? FALTOU, PROFESSOR/A

Autores

Palavras-chave:

Educação Sexual, Escola, Homofobia, Docentes

Resumo

Este estudo tem como objetivo problematizar discursos e cenas escolares acerca de práticas homofóbicas na escola, analisando de que modos a Educação Sexual contribui para a (des)construção de preconceitos e discriminações. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa realizada em escolas públicas de dois municípios cearenses, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e da análise foucaultiana do discurso. Os resultados obtidos evidenciam uma carência na formação docente aliada a um fundamentalismo religioso, que dificultam abordagens socioculturais da Educação Sexual na escola e em consequência a presença marcante da homofobia, que ocorre de forma sutil ou manifesta, por meio de preconceitos e discriminações. Assim, são necessárias (in)formações, articulações entre campos de estudos, comunidades e escola, a problematização de discursos e estratégias didático-metodológicas para o reconhecimento de identidades/diferenças, visando à desconstrução da homofobia na escola.

 

Biografia do Autor

Eugerbia Paula da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande/FURG/Mestrado em Educação

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - (FURG), vinculada à linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças. Graduanda em Licenciatura em Matemática. Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2021). Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (2018).

Elânia Francisca da Silva, Universidade Federal de Sergipe/UFS/Mestrado em Interdisciplinar em Cinema

Mestranda em Interdisciplinar em Cinema  pela Universidade Federal de Sergipe/UFS. Pós- graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Graduada do curso de licenciatura em Biologia do instituto de formação de educadores da Universidade Federal do Cariri. Graduada em licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática do instituto de formação de educadores da Universidade Federal do Cariri.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

DE JESUS SOUZA, Elaine; PAULA DA ROCHA, Eugerbia; FRANCISCA DA SILVA, Elânia. PRECONCEITO? PRESENTE! HOMOFOBIA? PRESENTE! EDUCAÇÃO SEXUAL? FALTOU, PROFESSOR/A. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 41–62, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3680. Acesso em: 28 abr. 2024.