(DES)CONSTRUINDO IDENTIDADES: A VALORIZAÇÃO E COMPREENSÃO DA HISTÓRIA LOCAL COMO PERSPECTIVA PARA O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Joana Paula Silva Silva Sousa Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a valorização da história local como perspectiva para o livro didático para a (des)construção de identidades dos discentes. Nesse contexto perceber essa valorização da história local como ponto de partida. Para tanto, tem-se como critérios norteadores os Parâmetros Curriculares Nacionais e de autores que abordam sobre a importância da história oral, memória, identidades e ensino para entender a história local, Alberti (2008), Burk (2000), Certeau (2010), Hall (2006), a fim de refletirmos sobre o ensino de História local em sala de aula, valorizando, assim, o cotidiano dos alunos. Neste intuito o trabalho propõe uma reflexão sobre a história local como suporte na (des)construção das identidades dos alunos. Buscando conhecer e compreender nesse processo a história do lugar o qual se vive a partir dessas reflexões. Percebendo que tais questões nos faz refletir quanto à formação de um indivíduo que está sempre em um processo continuo de transformações e não algo acabado e imutável.

Palavras-chave: História Oral. Memória. Ensino.

Downloads

Publicado

28-05-2018

Como Citar

SILVA SOUSA, Joana Paula Silva. (DES)CONSTRUINDO IDENTIDADES: A VALORIZAÇÃO E COMPREENSÃO DA HISTÓRIA LOCAL COMO PERSPECTIVA PARA O LIVRO DIDÁTICO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 172–183, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/361. Acesso em: 4 maio. 2024.