ADUBAÇÃO COM CAMA DE AVIÁRIO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO MILHO CULTIVADO EM AMBIENTE PROTEGIDO

Autores

  • Warlles Domingos Xavier Instituto Federal Goiano

Resumo

Os adubos orgânicos de origem animal promovem melhoria na fertilidade do solo e é de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento de culturas de interesse agrícola, como o milho, principalmente quanto ao fornecimento de fósforo no solo. Objetivou-se com este experimento avaliar o efeito de diferentes doses e épocas de incubação de cama-de-peru no desenvolvimento inicial de plantas de milho. O experimento foi conduzido em condições de casa de vegetação, na Universidade Federal de Goiás - UFG, de novembro/2013 a fevereiro/2014. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado e os tratamentos foram distribuídos em esquema fatorial 5x4, com quatro repetições. Os tratamentos constaram de doses de cama-de-peru (0; 13; 25; 38 e 51 g vaso-1) e épocas de incubação (30, 15, 7 e 0 dias antes do plantio). Antes e após 60 dias do plantio do milho retiraram-se amostras de solo para determinação dos teores de P disponíveis (Mehlich 1). Avaliaram-se as seguintes características: massa seca de parte aérea, massa seca de raiz e teor de P no solo 60 dias após o plantio. A produção de massa seca da parte aérea e massa seca de raiz das plantas de milho aumentaram com o incremento das doses de cama-de-peru incubada a pelo menos 15 dias antes do plantio. A aplicação de 9,84 Mg ha-1 de cama-de-peru, incubada a 30 dias antes do plantio foi a fonte de fósforo de maior eficiência, garantindo melhor nutrição e crescimento inicial das plantas de milho.

Biografia do Autor

Warlles Domingos Xavier, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutorando em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Instituto Federal Goiano (IFG), membro do Comitê Avaliador da Revista Interação Interdiciplinar do Centro Universitário de Mineiros - Goiás (UNIFIMES). Bolsista de iniciação científica CNPq por dois anos junto ao Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da UNEMAT e mais dois anos junto ao Programa de Pós-graduação em Agronomia pela UFG. Tem experiência na área de Física do Solo e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: compactação do solo, resistência à penetração, macroporos, microporos, curva de retenção de água no solo, sistema plantio direto, adubação potássica e nitrogenada, Manejo da fertilidade do solo em sistemas de alto potencial produtivo (sorgo, milho, soja, cana-de-açucar).

 

Downloads

Publicado

28-05-2018

Como Citar

XAVIER, Warlles Domingos. ADUBAÇÃO COM CAMA DE AVIÁRIO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO MILHO CULTIVADO EM AMBIENTE PROTEGIDO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 113–124, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/352. Acesso em: 4 maio. 2024.