A EVENTUALIDADE NO MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR: uma reflexão a respeito da proletarização do trabalho docente
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões a respeito do caráter de eventualidade que vem sendo atribuído ao trabalho docente, a partir de uma contextualização teórica sobre a precarização da profissão de professor. Parte-se do pressuposto de que o exercício da docência vem sendo tratado como simples oportunidade de complementação de renda por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que as Políticas Públicas educacionais em vigor, direcionadas à lógica do mercado de trabalho, não oferecem condições satisfatórias à concretização do conceito de profissional da educação, situação que, aliada à precariedade das condições do ensino público, acaba diminuindo o interesse pela dedicação exclusiva ao trabalho docente. Nesse sentido, o texto evidencia a necessidade de se debater a respeito da precarização da profissão de professor, considerando os contextos teórico e prático observados no exercício da docência atualmente. Para a construção do texto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo em políticas governamentais que tratam das condições de trabalho dos docentes, estabelecendo uma posição crítica sobre a realidade de trabalho dos professores em nosso país, com fundamento em Dias e Lopes (2003), Martins (2004), Brasil (2005), Lima (2010), Vaz e Favaro (2010) e Saviani (2011 e 2015).