PRÁTICAS EDUCATIVAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS PUBLICADAS EM 36 ANOS DE BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - BOLEMA (1985-2021)

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Tenório da Silva Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Deborah Layanna Eloi de Almeida Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Anos Iniciais, BOLEMA

Resumo

Este artigo é fruto de um plano de trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que definiu por objetivo analisar as práticas educativas com Tecnologias Digitais na área de Educação Matemática nos anos iniciais publicadas em 36 anos de Boletim de Educação Matemática - BOLEMA (1985-2021). Trata-se de uma pesquisa analítica e com abordagem qualitativa, a qual foi aplicado um levantamento bibliográfico. Alguns resultados encontrados, foram a identificação de diversas produções científicas sobre tecnologias digitais para o período mencionado, porém apenas uma delas se voltava para o uso das Tecnologias Digitais no Anos Iniciais, o que nos instiga em outros momentos desenvolver uma pesquisa mais ampla com outro olhar, a partir desta experiência, e talvez alcançar outros resultados e contribuições.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Mariana Tenório da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA).

Deborah Layanna Eloi de Almeida, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA).

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, Carloney; TENÓRIO DA SILVA, Mariana; LAYANNA ELOI DE ALMEIDA, Deborah. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS PUBLICADAS EM 36 ANOS DE BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - BOLEMA (1985-2021). Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 131–148, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3245. Acesso em: 28 abr. 2024.