BALANÇO DE POTÁSSIO EM SOJA CULTIVADA SOBRE PALHADA DO MILHO

Autores

  • Warlles Domingos Xavier Instituto Federal Goiano

Resumo

A utilização do milho, na rotação ou sucessão de culturas pode ser importante para o suprimento de K às espécies subsequentes, principalmente àquelas mais exigentes, como a soja. O objetivo desse estudo é avaliar a restituição potássica da palhada do milho remanescente sob a produtividade da soja em áreas de fertilidade construída. O experimento foi instalado em esquema fatorial 5x3, disposto em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na combinação de doses (0, 40, 80, 120 e 160 kg K2O ha-1) e épocas de aplicação com: 100% da dose em pré-plantio, 100% da dose em cobertura e parcelada com 50% da dose em pré-plantio + 50% em cobertura. A soja é pouco responsiva a adubação potássica em solos de fertilidade construída no Cerrado. A liberação de K2O da palhada do milho remanescente é uma importante fonte de K para a cultura da soja. A aplicação de 80 kg K2O ha-1 fornece quantidades de potássio suficiente para promover nutrição e desenvolvimento da soja e resguarda o potencial produtivo da área. Em solo cultivado com soja, a ausência da adubação potássica contribui para redução dos teores de potássio no solo.

Biografia do Autor

Warlles Domingos Xavier, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutorando em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Instituto Federal Goiano (IFG), membro do Comitê Avaliador da Revista Interação Interdiciplinar do Centro Universitário de Mineiros - Goiás (UNIFIMES). Bolsista de iniciação científica CNPq por dois anos junto ao Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da UNEMAT e mais dois anos junto ao Programa de Pós-graduação em Agronomia pela UFG. Tem experiência na área de Física do Solo e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: compactação do solo, resistência à penetração, macroporos, microporos, curva de retenção de água no solo, sistema plantio direto, adubação potássica e nitrogenada, Manejo da fertilidade do solo em sistemas de alto potencial produtivo (sorgo, milho, soja, cana-de-açucar).

 

Downloads

Publicado

28-05-2018

Como Citar

XAVIER, Warlles Domingos. BALANÇO DE POTÁSSIO EM SOJA CULTIVADA SOBRE PALHADA DO MILHO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–67, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/324. Acesso em: 4 maio. 2024.