COMPREENSÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias, Formação Docente, Educação Física

Resumo

O cenário de formação docente constantemente é alvo de discussões no que diz respeito às temáticas que envolvem as tecnologias. Muito se discute sobre a inclusão ou não destes elementos nas instituições educacionais, mas pouco se busca identificar e compreender sob quais compreensões e concepções conceituais os professores, responsáveis por mediar os processos educativos, são formados para atuar nesse cenário. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar as concepções e compreensões metodológicas e conceituais das tecnologias no cenário de um curso de formação inicial docente em Educação Física. Para a coleta dos dados, foi aplicado o questionário online por meio de formulários e entrevista semiestruturada, sendo analisados mediante o procedimento da análise de conteúdo. Os resultados apontam o seguinte contexto: 1) a compreensão das tecnologias como linguagem estruturante do contemporâneo. 2) A compreensão de tecnologia como elemento indissociável da cultura docente. 3) a compreensão das tecnologias enquanto artefatos que adentram as instituições com interesses financeiros e mercadológicos. Dessa forma, esse cenário evidencia a necessidade de imersão educacional no campo das tecnologias, cientes das suas diversas concepções epistemológicas, linguagens e narrativas que transcorrem por elas, inclusive no cenário de formação de professores.

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Santos, UFS

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).Mestre em Educação no PPGED/UFS (Linha de Pesquisa: Linguagens, Tecnologias e Educação). Licenciado em Educação Física na Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). . Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

Sergio Dorenski, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013).

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, Rodrigo; DORENSKI, Sergio; MEZZAROBA, Cristiano. COMPREENSÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 92–112, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3137. Acesso em: 27 abr. 2024.