COMPREENSÕES E CONCEPÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS NO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3137Palavras-chave:
Tecnologias, Formação Docente, Educação FísicaResumo
O cenário de formação docente constantemente é alvo de discussões no que diz respeito às temáticas que envolvem as tecnologias. Muito se discute sobre a inclusão ou não destes elementos nas instituições educacionais, mas pouco se busca identificar e compreender sob quais compreensões e concepções conceituais os professores, responsáveis por mediar os processos educativos, são formados para atuar nesse cenário. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar as concepções e compreensões metodológicas e conceituais das tecnologias no cenário de um curso de formação inicial docente em Educação Física. Para a coleta dos dados, foi aplicado o questionário online por meio de formulários e entrevista semiestruturada, sendo analisados mediante o procedimento da análise de conteúdo. Os resultados apontam o seguinte contexto: 1) a compreensão das tecnologias como linguagem estruturante do contemporâneo. 2) A compreensão de tecnologia como elemento indissociável da cultura docente. 3) a compreensão das tecnologias enquanto artefatos que adentram as instituições com interesses financeiros e mercadológicos. Dessa forma, esse cenário evidencia a necessidade de imersão educacional no campo das tecnologias, cientes das suas diversas concepções epistemológicas, linguagens e narrativas que transcorrem por elas, inclusive no cenário de formação de professores.