A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM NO COMBATE À EVASÃO E À DEFASAGEM EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.2898Palavras-chave:
Programa de Nivelamento, Evasão, Defasagem Educacional, EducaçãoResumo
A defasagem educacional e a evasão no ensino superior é um problema que ainda se faz presente. Os discentes que chegam a uma instituição de ensino superior com dificuldades elementares, provenientes do ensino básico ou médio, têm maior propensão a enfrentar repetência acadêmica e até mesmo abandonar a trajetória educacional que poderia impulsionar suas vidas e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com isso, por meio deste trabalho foi possível concluir que um plano de nivelamento de aprendizagem, desde que bem executado, pode ser meio para contornar a situação, diminuindo os obstáculos originários da educação básica, aprimorando o ensino como um todo e consequentemente o mercado de trabalho. A metodologia empregada foi a documental e bibliográfica, no qual se obteve evidencias de aspectos positivos, dificuldades, comparações e avaliação de resultados de implementações diversas, nesse sentido, o escopo da pesquisa se valeu da revisão de literatura narrativa para a consecução dos resultados.
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