DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EMOCIONAIS DO ALUNO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Adriana Cristina dos Santos Ferreira Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Daiany Cristina Bittencourt Buonarotti Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Hellen Dayane Zanoni Queiroz Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Sandra Reis de Araújo Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eraldo Carlos Batista Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

Um dos maiores desafios da educação escolar atual é solucionar o problema do insucesso escolar do aluno. Nessa batalha as dificuldades e/ou os problemas de aprendizagem apresentam-se como desafios porque quase sempre se apresentam associados a problemas de outra natureza. O objetivo com este ensaio foi refletir sobre a dificuldade de aprendizagem, considerando as consequências psicológicas como fatores inerentes ao insucesso escolar da criança. Ainda, buscou-se refletir sobre o papel do professor e do psicólogo escolar diante de tal demanda. Como caminho metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica a partir de autores da Educação e da Psicologia Escolar que se dedicam a essa temática. A literatura enfatiza a relação do aluno com seus familiares e com seu contexto cultural e social no seu desenvolvimento e aprendizagem. Além desses fatores externos, o ambiente escolar, sobretudo a relação com o professor, é fundamental no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem apresentadas pela criança. Cabe ressaltar a importância de iniciativas de criação de estratégias pedagógicas a fim de atender a esse tipo de demanda

Biografia do Autor

Adriana Cristina dos Santos Ferreira, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Daiany Cristina Bittencourt Buonarotti, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Grtaduanda em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Hellen Dayane Zanoni Queiroz, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Sandra Reis de Araújo, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduanda em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Eraldo Carlos Batista, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Mestre em Psicologia e Professor Substituto da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Downloads

Publicado

28-05-2018

Como Citar

FERREIRA, Adriana Cristina dos Santos; BUONAROTTI, Daiany Cristina Bittencourt; QUEIROZ, Hellen Dayane Zanoni; ARAÚJO, Sandra Reis de; BATISTA, Eraldo Carlos. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EMOCIONAIS DO ALUNO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 05–21, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/256. Acesso em: 4 maio. 2024.