OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL UTILIZANDO MEF: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Eduardo Ramos IF Goiano
  • Marcel Willian Reis Sales Instituto Federal Goiano
  • Wanderlei Junior Universidade Federal de Catalão
  • Bacus de Oliveira Nahime Instituto Federal Goiano

Palavras-chave:

Heurística, Algoritmo genético, Treliças, Treliça tubular

Resumo

No campo de estudo da estrutura há uma busca incessante por melhores métodos, desempenho, economia e segurança. Neste sentido treliças metálicas têm sido muito utilizadas para galpões por ser um modelo estrutural que agrega os requisitos mencionados, validando a busca por uma combinação que seja otimizada, ou seja, a melhor forma dessa peça se enquadra no termo ótima, que vença solicitações e economize aplicação de material e tempo de dimensionamento. Com objetivo de desenvolver o processo estrutural, soluções ainda mais ótimas podem ser encontradas utilizando métodos heurísticos, e, por isso, neste estudo é feita uma revisão bibliográfica do tipo integrativa sobre o tema; revisou-se literariamente artigos que estudam a otimização de treliças metálicas com seção tubular utilizando métodos heurísticos. Ao associar o MEF com os algoritmos pode-se determinar a melhor configuração da treliça-tipo, que poderá gerar uma estrutura que associe segurança com menor custo possível. Utilizou-se uma treliça plana de 10 barras para que se pudesse discernir qual(is) o(s) método(s) mais eficiente para a otimização da peça, dentre os métodos e resultados de cada autor revisado; realizada a constatação entre os métodos utilizados para cada autor e o seu respectivo algoritmo, é perceptível que o algoritmo que detém o menor desvio padrão, menor número de interações e melhor peso médio da peça foi o CHT Híbrido.

Biografia do Autor

Eduardo Ramos, IF Goiano

Mestrando em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano; Professor na Faculdade de Inhumas – FacMais.

Marcel Willian Reis Sales, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano; Doutor em Engenharia Civil.

Wanderlei Junior, Universidade Federal de Catalão

Professor Titular da Universidade Federal de Catalão - UFCAT; Doutor em Engenharia Civil.

Bacus de Oliveira Nahime, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano; Pós - Doutor em Ciência dos materiais.

Downloads

Publicado

10-04-2024

Como Citar

RAMOS, Eduardo; REIS SALES, Marcel Willian; MALAQUIAS PEREIRA JUNIOR, Wanderlei; DE OLIVEIRA NAHIME, Bacus. OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL UTILIZANDO MEF: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–13, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2353. Acesso em: 29 abr. 2024.