“AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA NÃO SABEM BRINCAR”: PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES SOB O OLHAR DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2330Resumo
"Os meninos e as meninas de hoje em dia não sabem brincar” ou brincam de maneira diferente em relação às brincadeiras do passado? Aqui o foco é desconstruir um paradoxo que envolve as práticas corporais brincantes no universo da Educação Infantil e o objetivo é analisar a compreensão de professoras acerca de aspectos da infância, considerando o que elas trazem à tona em suas memórias e em suas observações atuais sobre o brincar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que recorreu ao valor das memórias recuperadas por meio de entrevistas semiestruturadas. As conclusões apontam que elas sabem brincar, porém de maneiras diferentes em relação às brincadeiras do passado. As transformações sociais são claramente reverberadas nas práticas corporais brincantes das crianças contemporâneas.