UM UNIVERSO A DESCORTINAR SOBRE O BRINCAR E AS CULTURAS (LÚDICAS) INFANTIS NO CONTEXTO URBANO E INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2329Resumo
Este artigo objetiva analisar o brincar e a produção de culturas lúdicas infantis, considerando as brincadeiras produzidas em dois contextos: a cidade, onde se encontravam crianças de uma turma da Educação Infantil de uma instituição pública, e a Aldeia Igarapé Lourdes, onde viviam crianças Gavião Ikolen. As elaborações teóricas ancoram-se nos estudos de pesquisadores da Sociologia da Infância e da Antropologia da Criança, entre eles, Brougère (2002, 2010), Corsaro (2011) e Sarmento (2005). Trata-se de uma proposta alicerçada na abordagem qualitativa, cujos dados provêm da apropriação de instrumentos metodológicos tanto da pesquisa intervenção quanto da etnografia. As conclusões apontam que a cultura da cidade fabrica brinquedos com o intuito de atingir as crianças urbanas que, na apropriação das referências simbólicas, ressignificam suas formas de brincar. Contudo, a partir do intenso contato com a sociedade não indígena, as crianças Gavião também se apropriam de brinquedos urbanos, agregando novos elementos ao seu brincar e às suas culturas infantis.