O BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPETIVA DE CRIANÇAS E PROFESSORES DE PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2325Resumo
Num mundo atual e em constante mudança, o papel dos professores é extremamente importante e de acrescida responsabilidade. Deste modo, é cada vez mais relevante compreender qual a perceção de alunos e professores sobre a ação do professor. Assim a realização deste estudo teve como principais objetivos conhecer a opinião/perspetiva dos alunos e professores acerca das características de um “Bom Professor” de Educação Física. Mais especificamente conhecer a perceção de alunos do género feminino e masculino; conhecer a perceção de professores de Educação Física; verificar se existem perceções diferentes entre professores e alunos. Deste modo, questionaram-se 84 alunos e 17 professores. Os alunos destacaram pela positiva os pontos “Ser positivo perante a turma” e “Ser empenhado”, já pela negativa apenas coincidiram no item “Fazer comentários pessoais desagradáveis”. Quanto ao género, as menos valorizadas em ambos os géneros, coincidiram nas questões “Fazer comentários pessoais desagradáveis” e “Demonstrar favoritismo em relação aos melhores alunos”. Relativamente à perceção entre professores e alunos, verificamos a existência de diferenças estaticamente significativas nas dimensões “Conhecimento e Competência Didática” e “Organização e Gestão da Aula”, concluindo assim que os docentes valorizam sempre mais os comportamentos relacionados com o bom professor de Educação Física.
Palavras-chave: Bom Professor; Educação Física; Perceções; Professores; Alunos.