A NOVA RETÓRICA COMO INSTRUMENTO DE LEITURA DE TEXTOS PERSUASIVOS DE NATUREZA RELIGIOSA: ANÁLISE DA PARÁBOLA O BOM SAMARITANO

Autores

  • Liliam de Oliveira Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá/IP-PUCSP
  • Elisângela Vieira de Abreu Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um estudo teórico-bibliográfico sobre o uso da Nova Retórica, objetivando verificar a utilização dos conceitos formulados na Nova Retórica como instrumento de leitura de textos persuasivos de natureza diversa. Após um período de declínio da Retórica Clássica, a retórica ressurge e é intitulada por Chaim Perelman como Nova Retórica, sendo esta abordagem mais centrada nas interpretações das formas de discurso argumentativos persuasivos como discursos políticos, publicitários, religiosos etc. Será abordado nesta pesquisa uma breve definição e histórico da Retórica, os conceitos nucleares da Nova Retórica (tese, auditório, acordo e tipos de argumentos) e o uso destes como instrumento para a análise de texto. Para tanto, a apresentação do uso destes instrumentos como auxiliares na leitura não-ingênua de textos de opinião se dará por meio da análise de um texto religioso, cujo gênero textual é parábola. As parábolas jesuânicas correspondem a uma estratégia discursiva, a qual pressupõe uma ação argumentativa, de confronto, de persuasão em um discurso (CERQUEIRA; RIBEIRO; TORGA, 2014). Com efeito, foi tomada como corpus a parábola O bom samaritano. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica e a teórica, e os autores que embasaram a fundamentação teórica foram Aristóteles (s.d.), Perelman (2005), Perelman; Olbretchts-Tyteca (2002) e Reboul (2004).esente artigo pretende apresentar um estudo teórico-bibliográfico sobre o uso da Nova Retórica, objetivando verificar a utilização dos conceitos formulados na Nova Retórica como instrumento de leitura de textos persuasivos de natureza diversa. Após um período de declínio da Retórica Clássica, a retórica ressurge e é intitulada por Chaim Perelman como Nova Retórica, sendo esta abordagem mais centrada nas interpretações das formas de discurso argumentativos persuasivos como discursos políticos, publicitários, religiosos etc. Será abordado nesta pesquisa uma breve definição e histórico da Retórica, os conceitos nucleares da Nova Retórica (tese, auditório, acordo e tipos de argumentos) e o uso destes como instrumento para a análise de texto. Para tanto, a apresentação do uso destes instrumentos como auxiliares na leitura não-ingênua de textos de opinião se dará por meio da análise de um texto religioso, cujo gênero textual é parábola. As parábolas jesuânicas correspondem a uma estratégia discursiva, a qual pressupõe uma ação argumentativa, de confronto, de persuasão em um discurso (CERQUEIRA; RIBEIRO; TORGA, 2014). Com efeito, foi tomada como corpus a parábola O bom samaritano. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica e a teórica, e os autores que embasaram a fundamentação teórica foram Aristóteles (s.d.), Perelman (2005), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002) e Reboul (2004).

Biografia do Autor

Liliam de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá/IP-PUCSP

Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade de Mogi das Cruzes (2001). É mestre (2007) e doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Língua Portuguesa e Linguística. É professora do curso Graduação em Letras e coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu "Letramento, Produção de Sentidos e Escrita" da UEG - Câmpus de Iporá. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPEDLINP) no IP-PUCSP. Participa do Grupo de Estudos do Discurso e de Nietzsche (GEDIN) na Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, historiografia linguística, língua portuguesa, metáfora e leitura.

Elisângela Vieira de Abreu, Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de Goiás

Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil(2014). Especialização em Letramento, Produção de Sentidos e Escrita pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil(2017). Professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de Goiás.

Referências

ALEXY, R. Teoria da argumentação jurídica: A Teoria do Discurso Racional como Teoria da Justificação Jurídica. Trad. Zilda Hutchinson Schild Silva. São Paulo: Landy, 2001.

ARISTÓTELES. Rhétorique I –III. Ed. E trad. de M.Dufour, Paris: Les Belles Lettres.

BÍBLIA Sagrada. Versão NVI. Disponível em: <https://www.bibliaon.com> Acesso em 01 jan 2017.

BAILEY, K. E. A poesia e o camponês: uma análise literária-cultural das parábolas em Lucas. Trad. Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo: Nova Vida, 1985.

CERQUEIRA, A. G. C.; RIBEIRO, M. D. A.; TORGA, V. L. M. O papel da metáfora temporal na parábola jesuânica de função confrontativa. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 6, p. 21-36, jun.2014.

CITELLI, A. A linguagem da persuasão. São Paulo: Editora Ática, 2002.

FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.

GUIMARÃES, E. O ethos na argumentação. Artigo in SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, n. I, 2008, São Paulo. Disponível em: <http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/06_18.pdf > Acesso em 14 mar 2017.

MIRANDA, M. Quando os Jesuítas eram mestres da palavra: a retórica segundo a ratio studiorum. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

PERELMAN, C. Tratado de Argumentação - A Nova Retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Traduzido por Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REID, G. W. (org.). Compreendendo as Escrituras - Uma abordagem adventista. UNASP-C2, Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2007.

SANOKI, K. Parábola: um gênero literário. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo/article/download/17365/12893> Revista Eletrônica Espaço Teológico, Vol. 7, n. 12, jul/dez, 2013.

SNODGRASS, K. Compreendendo todas as parábolas de Jesus. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, Liliam; VIEIRA DE ABREU, Elisângela. A NOVA RETÓRICA COMO INSTRUMENTO DE LEITURA DE TEXTOS PERSUASIVOS DE NATUREZA RELIGIOSA: ANÁLISE DA PARÁBOLA O BOM SAMARITANO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 192–212, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/191. Acesso em: 28 abr. 2024.