TRABALHO DOCENTE ALIENADO: UMA VISÃO MARXISTA
Resumo
A educação brasileira vive hoje um momento muito especial, no que diz respeito à definição da sua razão de ser social. Por um lado, percebe-se um processo de privatização e de orientação da produção do conhecimento a partir da racionalidade do mercado, do outro lado, a luta e a resistência do movimento docente. Diante desse quadro, emerge a necessidade de investigar o trabalho docente, por ser na sua essência, ou na sua definição teórica, um trabalho a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento das capacidades humanas, da crítica da realidade, da produção do conhecimento para transformação da vida social. Partindo dos trabalhos de Marx sobre alienação e das contribuições de Savani, do quadro da alienação do trabalho contemporâneo, é realizado um exame do papel do estado enquanto agente do capital e, portanto, como “corpo alienado”, seguido de uma análise a configuração da alienação do profissional docente. A vivência cotidiana e a analise dos artigos aqui pesquisados mostram visivelmente a alienação do docente, as inúmeras interferências do estado em relação ao que se deve ensinar e a forma de ensinar faz que o docente não se sinta mais como parte do processo de construção do seu trabalho e sim como um mero reprodutor de ideias concebidas por outros, transformando o trabalho em um fardo necessário para a subsistência.Referências
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