TRABALHO DOCENTE ALIENADO: UMA VISÃO MARXISTA

Autores

  • Cleia Simone Ferreira DOCENTE/UNIFIMES
  • Luiz Leonardo Ferreira DOCENTE/UNIFIMES

Resumo

A educação brasileira vive hoje um momento muito especial, no que diz respeito à definição da sua razão de ser social. Por um lado, percebe-se um processo de privatização e de orientação da produção do conhecimento a partir da racionalidade do mercado, do outro lado, a luta e a resistência do movimento docente. Diante desse quadro, emerge a necessidade de investigar o trabalho docente, por ser na sua essência, ou na sua definição teórica, um trabalho a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento das capacidades humanas, da crítica da realidade, da produção do conhecimento para transformação da vida social. Partindo dos trabalhos de Marx sobre alienação e das contribuições de Savani, do quadro da alienação do trabalho contemporâneo, é realizado um exame do papel do estado enquanto agente do capital e, portanto, como “corpo alienado”, seguido de uma análise a configuração da alienação do profissional docente. A vivência cotidiana e a analise dos artigos aqui pesquisados mostram visivelmente a alienação do docente, as inúmeras interferências do estado em relação ao que se deve ensinar e a forma de ensinar faz que o docente não se sinta mais como parte do processo de construção do seu trabalho e sim como um mero reprodutor de ideias concebidas por outros, transformando o trabalho em um fardo necessário para a subsistência.

Biografia do Autor

Cleia Simone Ferreira, DOCENTE/UNIFIMES

Graduada em Direito pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grasso do Sul; Mestranda em Educação pela UFG – Universidade Federal de Goiás.

Luiz Leonardo Ferreira, DOCENTE/UNIFIMES

Técnico Agrícola, Graduado em Engenharia Agronômica e Mestre em Agronomia - Universidade Federal da Paraíba; doutor em Fitotecnia - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Referências

ENGUITA, Mariano F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria e Educação. N. 4, Pannonica, Porto Alegre: 1991.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. 2 ed, 3 tir. Introdução de Jacob Gorender; Tradução Luiz Cláudio de Castro e Costa. – São Paulo: Martins Fontes, 2002 - (Clássicos).

MARX, Karl. ENGELS Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Moraes, 1984.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. IN Educação e Sociedade Revista de Ciência da Educação / Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas, V.25, no. 89, p. 1095-1436, set./dez. 2004, 1127,1144.

OLIVEIRA, Dalila. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. IN ______. Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. 5 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1986.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. Primeiras Aproximações. 9 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

FERREIRA, Cleia Simone; FERREIRA, Luiz Leonardo. TRABALHO DOCENTE ALIENADO: UMA VISÃO MARXISTA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 159–181, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/187. Acesso em: 29 abr. 2024.