VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karen Chaves UNIFIMES

Resumo

A anatomia humana envolve a compreensão das estruturas que compõem o corpo humano e o funcionamento dos diversos sistemas. A monitoria tem sido aplicada em Instituições de Ensino Superior (IES) com o intuito intervir no processo ensino-aprendizagem. O monitor atua como facilitador na aprendizagem de estudantes com dúvidas e/ou dificuldade no entendimento da disciplina. E, como agente intermediário, coletando informações associadas ao baixo desempenho dos estudantes e intervindo, juntamente com o docente, para solucionar e aplicar novas estratégias. Assim, estudos têm mostrado diversos projetos relacionados a contribuição dos monitores de IES no processo de ensino-aprendizagem. Nesse estudo, o objetivo foi avaliar a relevância do projeto de monitores em Anatomia humana no processo de ensino dos estudantes do Ensino Médio. Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de 3 encontros baseados em aula teoria e prática, intervenção lúdica e modelagem do órgão, referente ao sistema cardiovascular. No primeiro encontro, as atividades desenvolvidas estimularam os participantes em entender sobre as estruturas, funcionamento e os sons cardíacos. No segundo encontro, as atividades promoveram o trabalho em equipe e contribuíram com a memorização. No terceiro encontro, os participantes moldaram o coração e seus vasos, priorizando os detalhes e particularidades da vascularização cardíaca. Nesse trabalho, podemos concluir que o projeto de monitores contribuiu imensamente com a desconstrução sobre a complexidade do assunto abordado e na formação social, educacional e profissional dos participantes.

 

Referências

AFIFI, A.K, BERGMAN, R.A. Neuroanatomia funcional. 2ª edição. São Paulo: Roca, 2008.

ALVES, L; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-7, 2010.

AMARAL, V. L. Psicologia da educação. Natal, RN: EDUFRN, 2007.

ARAUJO, R; MOREIRA, L.F.N; Monitoria da disciplina de Cálculo, Anal do Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Campina Grande, 2005.

BINI, L. R; PABIS, N. Motivação ou interesse do aluno em sala de aula e a relação com atitudes consideradas indisciplinares. Revista Eletrônica Lato Sensu. n.1, 2008.

BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 5540, de 28 de Novembro de 1968.

CAMMAROTA, M; BEVILAQUA, L. R. M; IZQUIERDO, I. Aprendizagem e memória. In: LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DANGELO, J. G; FATINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GOIÁS, Secretaria de Estado da Educação de. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. 2012.

HAAG, G.S; KOLLING, V; SILVA, E; MELO, S.C.; PINHEIRO, M. Contribuições de monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. REBEn, v. 61, n. 2, p. 215-20, 2008.

LEÃO, M.Q.F; MACIEL, R.A; NETO, L.A.S; OLIVEIRA, J.B; ARAÚJJO, F.A.C; DUARTE FILHO, E.S.D. Projeto de monitoria “Anatomia ao vivo”: um trabalho que transcende as portas da universidade. Revista Saúde e Ciência, v. 4, n. 3, p. 07-20, 2015.

LIMA, V.M; PEREIRA, K.F. Processo de formação dos monitores do Museu de Anatomia Humana e Comparativa. Itinerarius Reflectionis, v. 8, n. 1, p. 1-21, 2010.

MATURANA, L.G; COSTA, J.S.R. Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG, Revista Vozes dos Vales da UFVJM, n. 3, p. 1-13, 2013.

MENDES, M. S. S. Qualidade de ensino na escola pública: desafios e (im)possibilidades. Psicologia: Ensino & Formação, v. 1, n. 2, p. 61-71, 2010.

MOORE, K.L; DALLEY, A.F; AGUR, A.M.R. Anatomia orientada para a clínica. 7ª ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2014.

NEVES, I.A; SATO, G.Y. Anatomia humana construída com massa de modelar. Produção didático-pedagógica, v. 2, p. 1-23, 2011.

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 1, p.84-91, 2010.

RAMOS, L.A.V; COSTA, D.S; CASCAES, J.S.A; SOUZA, R.T.S; ROCHA, I.F.C; GALENO, N.S; CARDOSO, M.M. Plano de monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, p. 94-101, 2012.

SANT’ANNA, A.; NASCIMENTO, P. A história do lúdico na educação. REVEMAT, v. 6, n. 2, p. 19-36, 2011.

TEIXEIRA, E. As três metodologias – Acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 39, n. 13, p.1-11, jul. 2008.

TWIETMEYER, A.; MCCRACKEN, T. Manual de anatomia humana para colorir. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

CHAVES, Karen. VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NA ANATOMIA HUMANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 130–142, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/184. Acesso em: 28 abr. 2024.