A FORMAÇÃO DO BRASIL VISTA ATRAVÉS DA LITERATURA

Autores

Resumo

Partindo da produção literária dos escritores brasileiros José de Alencar, Machado de Assis e Lima Barreto, o presente artigo objetiva apresentar um breve panorama da formação histórico-social e político-cultural do Brasil. O trabalho se referencia em autores contemporâneos que buscam construir um “olhar” literário sobre o Brasil, como Somer (2004), Granja (1998), Chalhoub (2003) e Sevcenko (2003). Buscamos refletir quanto à construção do entendimento da arte e suas manifestações e significados no cotidiano brasileiro em seu processo de formação, partindo do princípio de que o que sustenta toda arte é a imaginação criadora, sem a qual a arte não seria possível. Os materiais analisados foram o romance O tronco do ipê, de José de Alencar, publicado em 1871 e de Machado de Assis, os contos “O Espelho” e “Verba Testamentária” publicados em 1882 no livro Papéis Avulsos.

Biografia do Autor

Antonio Simão Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Educador brasileiro, mestrando em História e Letras pela FECLESC/UECE (início em 2017) e doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos(início em 2014). É mestre em Ciências da Educação (2014) pela Universidad San Carlos, com especialização em Ensino e Pesquisa em História pela Faculdades Kurius - FAK (2008), graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004). Tem experiência na área de Educação - com ênfase em História da Educação, Ciências Humanas e Sociais. É professor da rede municipal de ensino de Banabuiú - Ceará, professor de Ciências Humanas pelo Liceu de Banabuiú e professor acadêmico pelo INTESC (ministra disciplina e orienta trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação), pela FAK (ministra disciplina e orienta trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação) e no Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) (ministra disciplinas e coordena grupo de estudo e pesquisa no curso de Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico).

José Wellington Dias Soares

Possui graduação em Letras Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Investigação Literária pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) . Atualmente é professor do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Educação do Sertão Central (FECLESC / UECE). Tem experiência na área de Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, romance, Machado de Assis, Lima Barreto e contexto social da cultura. Participa como Colaborador do Mestrado Interdisciplinar História e Letras (MIHL), na linha pesquisa "Memórias e Historicidade" (FECLESC/UECE).

Referências

ALENCAR, José de. O tronco do Ipê. 16ª ed. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2006.

ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. II.

BASILE, Marcello. A Revolução do 7 de Abril de 1831: disputas políticas e lutas de representações. XX Simpósio Nacional de História. Conhecimento histórico e diálogo social. Natal – RN, 22 a 26 de julho de 2013.

BENCI, Jorge. Economia cristã dos senhores no governo dos escravos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977.

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: ed. Companhia das Letras,2003.

GRANJA, Lúcia. A língua engenhosa: “O narrador de Machado de Assis, entre a invenção de histórias e a citação da história”. In: CHALHOUB, Sydey e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. A história contada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. 85-117.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão: tensões sociais e criação culturalna Primeira República. 2ed. São Paulo:Companhia das Letras, 2003.

SOMMER, Doris. “O guaranie Iracema: um indigenismo de duas faces”. In: Ficções de fundação. Os romances nacionais da América Latina. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

THOMPSON, Edward. Os Românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIAMS, R.A cultura é de todos (CultureisOrdinary)1958. Tradução Maria Elisa Cevasco. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/68474445/A-Cultura-e-Ordinaria. Acessado em 20/04/2017.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

CAVALCANTE, Antonio Simão; SOARES, José Wellington Dias. A FORMAÇÃO DO BRASIL VISTA ATRAVÉS DA LITERATURA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 99–113, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/179. Acesso em: 29 abr. 2024.