DOS POSTS E VÍDEOS ÀS PÁGINAS DOS LIVROS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE JOVENS BLOGUEIROS E YOUTUBERS

Autores

  • Jennifer da Silva Gramiani Celeste Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
  • Juliana Gervason Defilippo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Resumo

Os diálogos estabelecidos entre jovens produtores de conteúdo digital e seus seguidores são mediados não apenas pelo meio virtual, mas também por livros impressos. Desta maneira, faz-se necessário buscar melhores percepções em relação às transfigurações experienciadas pela Literatura Brasileira Contemporânea e ao caminho que este fato tem levado jovens a percorrer. Diante do dinâmico movimento relativo à publicação de obras literárias de autoria de jovens blogueiros e youtubers, objetiva-se suscitar reflexões acerca da Literatura Brasileira Contemporânea. Para tanto, realizou-se mapeamento e se recorreu a constructos teóricos substanciais. As peculiaridades que caracterizam as obras literárias assinadas por blogueiros e youtubers, tais como a abordagem de temáticas convenientes ao público jovem, o compartilhamento de sentimentos universais, ademais, o estabelecimento de relação de alteridade entre autores e leitores, configuram-se como base para a compreensão quanto ao positivo alcance destes produtos literários e seus respectivos conteúdos, assim como as possíveis transfigurações que a Literatura experimenta na contemporaneidade.

Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea. Blogueiros. Youtubers.

Biografia do Autor

Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Mestranda em Letras (Literatura Brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especializanda em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pela Faculdade Metodista Granbery. Bacharela e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2016). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015).

Juliana Gervason Defilippo, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Professora Titular do Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

DA SILVA GRAMIANI CELESTE, Jennifer; GERVASON DEFILIPPO, Juliana. DOS POSTS E VÍDEOS ÀS PÁGINAS DOS LIVROS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE JOVENS BLOGUEIROS E YOUTUBERS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 80–98, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/178. Acesso em: 28 abr. 2024.