HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA NO SÉCULO XXI: AVANÇOS E RECUOS

Autores

  • Antonio Edson Sales da Silva Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará.
  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise a formação histórica e sociocultural do Movimento dos Sem-Terra, um dos mais significativos movimentos sociais da atualidade em nosso país. De posse das ideias pedagógicas do educador brasileiro Paulo Freire e à luz dos pressupostos teóricos dos marxistas ingleses Eduardo P. Thompson e Raymond Williams nos propomos, na perspectiva da história social, conhecer um pouco das lutas do MST no campo e seu percurso histórico permeado por algumas conquistas e desafios, avanços e recuos. Apreende-se, pois, que a importância da história social e da cultura, forjadas como práticas cotidianas e de histórias de vida do Movimento dos Sem Terra, se manifesta ao longo do tempo e de sua trajetória desde os primórdios de sua formação. Conclui-se que as experiências adquiridas pelos embates desafiadores travados em seu campo de ação, proporcionam ao MST a coragem e a força de lutar para superar os limites de uma sociedade marcadamente conservadora e excludente. Em dado momento de nossas tensões e conflitos sociais de lutas e protestos contra alguns governos de nosso país, o MST se apresentou e se apresenta, em vários momentos de nossa história, alinhado ao processo de lutas mais gerais da classe trabalhadora. 

Biografia do Autor

Antonio Edson Sales da Silva, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará.

Aluno do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará/Feclesc. Especialista em Metodologia do ensino fundamental e médio pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil(1999). Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará/Fafidam (1992). Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em História geral e Ensino de Filosofia.

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Aluno do Mestrado Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). BACHAREL em TEOLOGIA pela Faculdade Nacional Tecnológica (2016). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). CONSULTOR Educacional (revisão de Trabalhos Acadêmicos), atuando principalmente nos seguintes temas: Produção/compreensão escrita de gêneros textuais/discursivos, comunidade discursiva, gêneros acadêmicos, artigo acadêmico experimental, projeto de pesquisa e análise sociorretórica de Swales. Análise de Textos/Imagens. Letramento Digital. Ensino de LP. Formação de Professor de LP. Letramento Visual/Multimodal. Gramática do Designer Visual - ADV. Teoria da Multimodalidade do Discurso (TMD). Livro Didático de LP. Multiculturalismo de McLaren. Educação Intercultural. Gestão e Políticas Interculturais. História e Literatura Africanas/Afro-Brasileiras.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 2010.

TEIXEIRA, Francisco M. P. História do Brasil contemporâneo. São Paulo. Ática, 1993.

THOMPSON, Eduardo P. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. 4 ed.São Paulo. Paz e Terra, 2004.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo, Editora Unesp, 2011.

_______. Cultura, 2.ed. São Paulo, Paz e Terra, 2000.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí. Unijuí, 2005.

VENDRAMINI, Célia Regina. Terra, trabalho e educação: experiências sócioeducativas em assentamentos do MST. Ijuí. Uinijuí, 2000.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

SALES DA SILVA, Antonio Edson; DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes. HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA NO SÉCULO XXI: AVANÇOS E RECUOS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 67–79, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/177. Acesso em: 29 abr. 2024.