AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL USADAS EM ATIVIDADES COM ALUNOS ACOMETIDOS POR TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar o conhecimento de professores do ensino infantil acerca do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A metodologia pautou-se em pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com 44 professores da sede do município referente à formação de crianças com até 6 anos de idade. Os resultados apontaram que 45% os professores estão entre 30 a 47 anos de idade, sendo que 52,55% são casados e a maioria se denomina católicos, estão enquadrados como funcionários públicos cerca de 52,5%, sendo que 82,5% são do próprio município da pesquisa e 45,0% possuem graduação superior, embora 72,5% sejam especialistas e tenham visto disciplinas afins na faculdade. Conclui-se que o conhecimento dos professores do ensino infantil acerca do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é insuficiente para sanar alguns dos problemas, sobretudo os preconceitos e as dificuldades de aprendizagem.
Referências
ANDRADE, M. da C. de O. A prática pedagógica de professores de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Dissertação (Pós-Graduação em Educação). Natal, 2006. Disponível em: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/9/TDE-2007-07-18T053647Z-772/Publico/MariaCOA.pdf. Acesso em 24 de janeiro. 2017.
BARKLEY R.A, F. M, EDELBROCK, CS, SMALLISH, L. The adolescent outcome of hyperactive children diagnosed by research criteria: I. An 8-year prospective follow-up study. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, 29:546-57, 1990.
BARKLEY, R.A. Attention-deficit/hyperactivity disorder. In: Mash EJ & Barkley RA (eds.) Child Psychopathology. Guilford, New York, pp. 63-112, 1996.
BEHLAU, M. S.; PONTES, P. Avaliação global da voz. 2. ed. São Paulo: EPPM, 1992. 66p.
BRUM, S. L. F.; BOZZA, M. TDHA – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a relação com o uso abusivo de drogas. REVISTA EFICAZ – Revista científica online ISSN 2178-0552. Maringá-PR: 2011.
CHI, M. T. H.; GLASER, R. Problem solving ability. In R. Sternberg (Ed.), Human Abilities: An Information-Processing Approach (pp. 227-257). San Francisco: W. H. Freeman &Co, 1985.
DUPAUL, G. J.;STONER, G. TDAH nas escolas: Estratégias de avaliação e intervenção. São Paulo: M. Books, 2007.
FARAONE SV, BIEDERMAN J, LEHMAN, BK, et al. Intellectual performance and school failure in children with attention deficit hyperactivity disorder and in their siblings. J AbnormPsychol,1993;102:616-23.
FREIRE, A. C. C.; PONDÉ, M. P. Estudo piloto da prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre crianças escolares na cidade do Salvador, Bahia, Brasil. Arq. Neuropsiquiatra; 63(2b)jun. 2005.
GADDES, W.H. Applied educational neuropsychology: theories and problems. J Learn Disabil 16:511-4, 1983.
LEAHEY, T., & HARRIS, R. Learning and cognition. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
LELIS, I. Profissão docente: Uma rede de histórias. Departamento de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www.anped. org.br/rbe/rbedigital/RBDE17/RBDE17_05_ISABEL_LELIS.pdf. Acesso em 20 de janeiro. 2017.
LIMA, S. V. de. TDAH na escola: Estratégias de ação pedagógica. 2010. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tdah-na-escola-estrategias-de-acao-pedagogica-1863499.html. Acesso em 24 de janeiro. 2017.
LOZOFF, B., WOLF, A. W., & DAVIS, N. S. Sleep problems seen in pediatric practice. Pediatrics, 75,1985, 477-483.
MAGILL, R. Aprendizagem Motora: conceitos e Aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
MAIA, A. A.; GAMA, A. C. C.; MICHALICK-TRIGINELLI, M. F. Relação entre transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, dinâmica familiar, disfonia e nódulo vocal em crianças. Revista Ciência Médica, Campinas, set/out, 2006. Disponível em: http://www.puc-campinas.edu.br/centros/ccv/revcienciasmedicas/artigos/v15n5a02.pdf. Acesso em 15 de janeiro. 2017.
PAPALIA, D.E.; OLDS, S. Desenvolvimento Humano. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PASTURA, G. M. C.; MATTOS, P.; ARAÚJO, A.P.Q.C. Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Rev. psiquiatr. clín. vol.32 no.6. São Paulo Nov./Dec. 2005.
______. Prevalence of attention deficit hyperactivity disorder and its comorbidities in a sample of school-aged children.Arq. Neuro Psiquiatr. vol.65 no.4a São Paulo Dec. 2007.
POETA, L. S.; NETO, F. R. Estudo epidemiológico dos sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtornos de comportamento em escolares da rede pública de Florianópolis usando a EDAH. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no.3. São Paulo Sept. 2004.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PRADO, K. M. V.; SILVA, L. D. de L. e.; CARVALHO, M. do N. de.; ALCÂNTARA, T. R. Como lidar com crianças com dificuldades em ler. 2011. Disponível em: http://www. kplus.com.br/materia.asp?co=97&rv=Vivencia. Acesso em 23 de maio. 2017.
KAIL, R.V. A criança. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
KEOGH, B.K. Hyperactivity and learning disorders: review and speculation. ExceptChild 38:101-9, 1971.
REMEN, R. N. O paciente como ser humano. Trad. de Denise Bolanho. São Paulo: Summus, 1993.
SANTOS, D. T. dos. A formação do professor de educação física para o trato com alunos portadores do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Revista Digital – Buenos Aires – Año 12 – Nº 114 – nov. 2007. Disponível em: http://www. efdeportes.com/efd114/transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.htm. Acesso em 17 de janeiro. 2017.
SILVA, C. de A.; OLIVEIRA, E. F. de.; SOUZA, V. C. de. Educação inclusiva: Uma experiência desenvolvida nas obras sociais do Aleixo “Escola Nossa Senhora Mãe e Mestra e Anexos” – Manaus/AM. 2005. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/experienciaseducacionaisinclusivas.pdf. Acesso em 24 de maio. 2017.
SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas. Rio de Janeiro: Napads, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1978.
WALDOW, V.R. Cuidado Humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Sagra, 1998.