INFÂNCIA EM PESQUISA: AS CRIANÇAS E OS SIGNOS DA MÍDIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa, à luz dos estudos culturais, que buscou compreender os significados que as crianças constroem sobre os discursos da mídia e como estes se expressam em seus modos de ser, agir e se relacionar com o outro em contextos educativos. A investigação, com caráter de intervenção, foi desenvolvida em dois contextos: na Brinquedoteca da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis, com uma turma de crianças da educação infantil; e na escola, com as mesmas crianças e a professora da turma. O objetivo, aqui, é discutir as experiências da infância com a cultura midiática a partir dos significados que as crianças constroem sobre os signos da mídia. Com este estudo foi possível compreender que as crianças se apropriam dos discursos midiáticos, constroem valores, significam, ressignificam e constituem identidades na sociedade contemporânea, marcada, visivelmente, pelas tecnologias e por produtos/objetos com que nos deparamos no cotidiano.