A EJA PARA ALUNOS EM LIBERDADE ASSISTIDA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), revela em sua expressão concreta um conjunto de variáveis complexas, exigindo do pesquisador (a) optar por um recorte específico para análise. Neste sentido, apresentamos essa pesquisa, que se configura por ser um recorte do nosso trabalho já divulgado e intitulado “A inserção de jovens em conflito com a lei na EJA como prática no cumprimento da medida socioeducativa: limites e possibilidades”, agregando novas discussões que se sustentam no olhar dos educadores da EJA. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Valdemar de Oliveira, situado em Recife –PE, onde desenvolvemos um processo de escuta, com duas entrevistas semiestruturadas. A primeira, realizada com dois profissionais da gestão (abril/2016) e a segunda (setembro/2016) com três professores. O objetivo deste trabalho consiste em verificar como se inscreve na prática a relação entre: o poder judicial, a escola e a família, se há ou não uma relação estratégica de parceria a partir de uma prática dialógica entre as instituições bem como, busca entender como se dão as trajetórias escolares de jovens em conflito com a Lei, na condição de Liberdade Assistida (LA), inseridos na EJA. À análise das escutas foi realizada à luz de uma revisão bibliográfica. O exame dos dados sinaliza para uma dificuldade dialógica entre as Instituições competentes e responsáveis pelo cumprimento da medida socioeducativa. O trabalho sugere um estudo contínuo sobre o fenômeno em causa, visto o caráter contingencial da educação na prática da proposta da medida socioeducativa vigente.