A PEDAGOGIA VISUAL E O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Autores

  • Vanessa Alves Pereira
  • Marcelo Máximo Purificação
  • Jucineide Lima de Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v2i1.1457

Resumo

Resumo: A pedagogia visual é um campo que recentemente tem sido explorado de maneira mais ampla no âmbito educacional, ocorre que no que tange a educação dos surdos, experiências visuais são de ampla importância e quando alinhadas as tecnologias, podem potencializar a aprendizagem do aluno surdo. O objetivo central do trabalho é conhecer aspectos da pedagogia visual, refletindo a respeito de seu uso associado as tecnologias. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo, com pesquisas realizadas em sites acadêmicos como Scielo, Google Acadêmico, dentre outros. Nas discussões suscitadas, algumas dificuldades são encontradas no processo de aprendizagem do aluno surdo, como o desconhecimento da Libras por parte do professor e a dificuldade de utilizar metodologias inclusivas. Conclui-se que a pedagogia visual proporciona ao aluno surdo que sua aprendizagem seja intensificada e efetiva, juntamente com o uso das tecnologias, mas este campo necessita de ser explorado de modo mais amplo, além da necessidade de ser incorporado na práxis pedagógica do professor.

Downloads

Publicado

10-02-2022

Como Citar

ALVES PEREIRA, Vanessa; MÁXIMO PURIFICAÇÃO, Marcelo; LIMA DE ALMEIDA SILVA, Jucineide. A PEDAGOGIA VISUAL E O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.35685/revintera.v2i1.1457. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/1457. Acesso em: 22 nov. 2024.