EXTINÇÃO E ENSINO DE COMPORTAMENTO ALTERNATIVO PARA MANEJO DE COMPORTAMENTO-PROBLEMA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Gabriela Lemes Ribeiro Mota Unifimes
  • Vera Lúcia Carvalho Amorim ,
  • Alice Félix de Jesus ,
  • Lívia de Ângeli Silva Penha ,

DOI:

https://doi.org/10.35685/a3hpc477

Palavras-chave:

Análise do comportamento, Comportamento-problema, Extinção, Comportamento alternativo, Modelagem

Resumo

O presente experimento fez parte do requisito para aprovação na disciplina de Análise Experimental do Comportamento II (AEC – II) do curso de Psicologia UNIFIMES e configurou-se como uma atividade prática. O estudo objetivou o manejo de comportamento-problema de uma criança de dez anos do sexo feminino, diagnosticada com TEA nível de suporte 1 e TDAH. Foi aplicado o procedimento de extinção seguido do ensino de um comportamento alternativo com o objetivo de reduzir o comportamento problema emitido pela criança. Após dez dias de intervenção, observou-se uma redução significativa nos comportamentos problemáticos, sendo observado também melhora na convivência e relacionamento familiar da criança.

Downloads

Publicado

2025-09-22