HIPERCONEXÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
DESAFIOS AO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
Hiperconexão, Ensino superior, Dispersão no Ensino Superior, Trabalho Docente, Cultura DigitalResumo
O presente artigo é um desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que investiga o trabalho docente e o fenômeno da hiperconexão no ensino superior, com foco na compreensão dos desafios e possibilidades enfrentados por professores e estudantes imersos na cultura digital. A pesquisa baseia-se em evidências científicas que apontam para um futuro do trabalho distinto, influenciado pelas tecnologias digitais e suas transformações. A revisão bibliográfica foi realizada nos bancos de dados Portal de Periódico Capes, Scielo e Google Acadêmico, resultando na seleção de produções relevantes que abordam o impacto do uso de dispositivos móveis, como smartphones, na educação escolar e universitária, bem como os desafios enfrentados pelos docentes diante da hiperconexão dos estudantes. Os estudos analisados destacam a complexidade da cultura digital contemporânea, onde a interseção entre o espaço real e o digital é inevitável, demandando uma abordagem que reconheça essa hibridização. As conclusões apontam para a necessidade de repensar a relação entre tecnologia e educação, reconhecendo tanto as potencialidades quanto os desafios apresentados por essa integração. Os resultados dessas análises indicam a importância de inovar as práticas educacionais em consonância com as demandas da sociedade contemporânea, reconhecendo a influência significativa das tecnologias digitais no espaço-tempo da sala de aula. Em suma, a pesquisa busca contribuir para a compreensão e adaptação do trabalho docente em meio às transformações tecnológicas, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.