COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: PERSPECTIVAS PSICOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.35685/bxqde150Palavras-chave:
Comunicação de más notícias, Formação médica, Aspectos psicológicos, Protocolo SPIKES, Estratégias comunicativasResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar aspectos psicológicos envolvidos na comunicação de más notícias e propor estratégias efetivas para médicos em formação. Justifica-se a relevância do tema pela importância de reduzir impactos emocionais negativos em pacientes e familiares, ao mesmo tempo em que se favorece o bem-estar do profissional de saúde. Do ponto de vista teórico, a comunicação de más notícias demanda habilidades interpessoais, empatia e competências emocionais que auxiliem na condução desse processo sensível. Metodologicamente, adotou-se uma revisão narrativa da literatura, a qual oferece flexibilidade na integração de diferentes estudos e documentos de saúde, abrangendo bases científicas como PubMed, SciELO e Google Acadêmico. Os principais achados evidenciam que protocolos estruturados, como o SPIKES, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e reduzir o estresse do profissional. Conclui-se que a formação médica, ao incorporar conteúdo sobre comunicação de más notícias, permite um cuidado integral ao paciente e fortalece a relação médico-paciente. Este estudo aponta, ainda, a necessidade de oferecer suporte psicológico aos profissionais em treinamento, bem como a importância de um currículo formal que inclua tais competências.