IMPACTOS DO E-LEARNING NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Paulo Ricardo Teixeira Silva Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Bruno Debona Souto Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Palavras-chave:

Educação à distância, Pandemia, Tecnologia

Resumo

A pandemia da Covid-19 forjou a sociedade a viver um período de isolamento social. Paralelo a isso, a universidade se reorganizou para garantir a continuidade do ensino, dando espaço para as aulas remotas mediadas por tecnologias. Isto possibilitou que a formação profissional não fosse interrompida, sobretudo porque os cursos da área da saúde foram muito importantes para o enfrentamento da pandemia. As tecnologias digitais, nesse contexto, apresentaram potencial nos mais diversos contextos, inclusive no ensino superior. Assim, o objetivo principal deste artigo é analisar o impacto do ensino a distância na formação do estudante de medicina durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, realizado a partir de buscas de produções científicas publicadas nos sites Scielo, Pubmed e Google Scholar. Por meio de descritores, encontrou alguns trabalhos e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos, dos quais 7 foram explorados com mais profundidade em razão da temática dos textos. Foram contextualizados os aspectos da pandemia no cenário mundial referente às medidas de distanciamento social; analisados como esta situação levou a interrupções nas aulas presenciais e práticas; evidenciado que a adaptação ao ensino remoto foi o recurso encontrado para a manutenção das aulas. É possível afirmar que a exploração de novos métodos de ensino, utilizando as tecnologias digitais, contribuíram para garantir continuidade dos estudos aos alunos. Contudo, algumas desvantagens surgiram em detrimento do isolamento social, como o uso excessivo de tecnologias, maior exposição às telas e dependência do acesso à internet.

Biografias do Autor

  • Paulo Ricardo Teixeira Silva , Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

    Docente do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros.

  • Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

    Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

  • Adriene Sttéfane Silva , Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

    Docente do Centro Universitário de Patos de Minas. Doutora em Educação (UFU).

  • Bruno Debona Souto , Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

    Docente do Centro Universitário de Mineiros. Coordenador do Curso de Medicina da UNIFIMES.

Publicado

2024-09-17