METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado Ativo, Estudantes de Medicina, Revisão, Método de Ensino, Currículo Baseado em Problemas

Resumo

Em meio à crescente demanda por profissionais de saúde altamente capacitados, as metodologias ativas emergem como uma resposta eficaz para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades práticas. No entanto, compreender as barreiras e facilitadores é crucial para aprimorar a formação médica. Este estudo buscou identificar as principais metodologias ativas em cursos de medicina e seus resultados. Realizou-se uma revisão da literatura, organizando os resultados em três blocos: papel das metodologias ativas na base curricular, barreiras e facilitadores na implementação, e desfechos no ensino-aprendizagem. Metodologias como simulações, microaulas, gamificação, PBL e aprendizado baseado em casos foram amplamente adotadas, promovendo engajamento, aprendizado colaborativo e redução do estresse. Apesar dos desafios, como resistência à mudança e falta de treinamento, o uso de tecnologia facilita a execução das atividades. Uma abordagem integrada e adaptável é fundamental para o sucesso dessas metodologias. Por fim, ao reconhecer e entender as barreiras e facilitadores na utilização de metodologias ativas, os educadores podem ajustar suas práticas de ensino para melhor atender às necessidades dos alunos e prepará-los adequadamente para os desafios da prática clínica. Além disso, ao investir na implementação eficaz de metodologias ativas, as instituições de ensino desempenham um papel crucial na formação de profissionais capazes de fornecer cuidados de saúde de qualidade e enfrentar os desafios em constante evolução do sistema de saúde.

Publicado

2024-09-17