MODELAGEM EM AVE: ENSINO DE COMPORTAMENTO OPERANTE EM CALOPSITA
DOI:
https://doi.org/10.35685/mwggfr63Palabras clave:
Análise do comportamento, Comportamento operante, Modelagem, Ave calopsita, Reforço positivoResumen
Estudos voltados para o ensino de comportamentos em não humanos (e. g., ratos, pombos e macacos) são bastantes comuns na literatura da Análise Experimental do Comportamento. Geralmente o ensino de comportamento operante é feito por meio do procedimento da modelagem, este envolve dois processos comportamentais (i. e., extinção e reforço positivo). O presente estudo teve como objetivo ensinar um comportamento específico (i. e., bicar um disco de papel) para uma ave calopsita (Nymphicus hollandicus), utilizando os princípios da análise do comportamento. O experimento foi conduzido por acadêmicos do quarto período do curso de Psicologia – UNIFIMES e foi proposto como requisito para aprovação na disciplina de Análise Experimental do Comportamento II. Além de ensinar o comportamento específico à ave, a proposta teve o intuito de favorecer o aprendizado de princípios comportamentais básicos pelos acadêmicos, por meio de uma atividade prática. O procedimento consistiu nas seguintes etapas: adaptação do animal ao ambiente experimental, observação do nível operante e modelagem do comportamento desejado. A modelagem envolveu o reforçamento de comportamentos por aproximações sucessivas ao comportamento alvo (i. e., bicar o disco de papel). Sementes de girassol foram utilizadas como reforçadores. Os resultados indicaram que a consequência selecionou o comportamento da ave, porém com dica visual. Esta não pôde ser retirada por limitações de tempo e interrupção do experimento. O estudo contribuiu para a investigação de princípios comportamentais em não humanos, tendo como diferencial a utilização de uma ave calopsita da espécie (Nymphicus hollandicus) como sujeito experimental, pouco comum em estudos na área. Além disso, o estudo favoreceu o aprendizado de princípios comportamentais básicos pelos acadêmicos de Psicologia, por meio de uma atividade prática.