METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores/as

  • Kenia Alessandra de Araújo Celestino UNIFIMES - GO
  • Kécia Cristina Faria de Oliveira Amorin UNIFIMES - Trindade ,
  • Christina Souto Cavalcante Costa UNIFIMES - Trindade ,

DOI:

https://doi.org/10.35685/0evdxd61

Palabras clave:

Metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação médica, Ensino ativo, Raciocínio clínico

Resumen

A educação médica tem se adaptado às novas demandas do cenário acadêmico e profissional, com a implementação de metodologias ativas, que transformam a forma como o conhecimento é transmitido e apreendido. Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão narrativa sobre a aplicação das metodologias ativas na educação médica, com foco nas suas características, vantagens, desafios e resultados observados. As metodologias ativas são estratégias que colocam o aluno como protagonista do seu aprendizado, estimulando a busca autônoma e colaborativa de conhecimento. Entre as mais utilizadas, destacam-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a aprendizagem colaborativa e o ensino baseado em simulações. Essas abordagens favorecem o desenvolvimento de competências essenciais para a prática médica, como pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões. A ABP, por exemplo, envolve a apresentação de casos clínicos complexos, desafiando os estudantes a encontrar soluções, promovendo uma aprendizagem significativa. A aplicação de metodologias ativas resulta em maior engajamento, autonomia e colaboração entre os alunos, além de melhorias no desempenho acadêmico, na retenção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades clínicas. No entanto, a implementação dessas metodologias enfrenta desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de adaptação de currículos. A revisão conclui que as metodologias ativas têm um impacto positivo na formação de profissionais mais críticos e preparados para a prática médica, sendo recomendada sua adaptação cuidadosa ao contexto de cada instituição de ensino.

Publicado

2025-09-22