MÉTODO HAC: ALIANDO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO ATIVO COM MÉTODO TRADICIONAL EM UMA AULA DE RADIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.35685/9tx3ah44Palabras clave:
Aprendizagem Ativa, Cartão radiológico, aprendizado baseado em problema, aprendizagem significativa, Método HACResumen
O presente estudo relata a aplicação do método Hipótese, Análise, Conclusão (HAC) em uma turma do oitavo período de Medicina, com 39 estudantes, durante uma aula de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. O tema abordado foi abdome agudo obstrutivo, e o objetivo da metodologia foi estimular o pensamento crítico dos alunos na interpretação de exames radiológicos. O método HAC, baseado na abordagem Connect-Extend-Challenge da Universidade de Harvard, foi adaptado para o contexto clínico, incentivando a conexão entre conhecimentos prévios e novas informações. Os alunos receberam um "cartão radiológico" contendo três seções a serem preenchidas: Hipótese, Análise e Conclusão. Inicialmente, analisaram uma imagem radiográfica e registraram sua hipótese diagnóstica e justificativa. Após essa etapa, o professor realizou uma explanação sobre o tema, seguida por uma discussão em grupos, organizados conforme o grau de acerto da análise inicial. Cada grupo compartilhou seus acertos e erros com a turma, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. Por fim, os alunos preencheram a seção Conclusão, refletindo sobre a relação entre sua hipótese inicial e o diagnóstico final. A avaliação baseou-se na qualidade dessa reflexão, e não na exatidão da hipótese. A aula foi concluída com um feedback do professor e uma discussão coletiva. Os resultados indicam que o método HAC favorece o desenvolvimento do raciocínio clínico e a autonomia do aluno, tornando o aprendizado da Radiologia mais interativo e eficaz.