ASPECTOS GERAIS SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Mirian Lima Fernandes Centro Universitário de Mineiros, GO-UNIFIMES
  • Dina María Beltrán Zapa
  • Lorena Cristina Curado Lopes

Palabras clave:

Aprendizagem, Alunos, Docentes, Smartphones, Tecnologia

Resumen

Objetivou-se com esse estudo abordar aspectos gerais sobre a utilização de dispositivos celulares na educação superior. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de literatura, usando as bases de dados Science Direct, Scopus, Reserchgate e Scielo, empregando-se os seguintes assuntos: TIC´s na educação superior, impacto do uso de dispositivos tecnológicos na sala de aula, percepção dos docentes e alunos sobre a utilização de metodologias ativas dentro da sala de aula, aplicação de jogos e material didático na aprendizagem dos alunos, estes termos foram também transpostos para o inglês para que se aumentasse o escopo de artigos encontrados sobre o tema. Em relação à posse de smartphones, foi identificado que em mais de (80%) dos estudos analisados os alunos possuíam um, resultados semelhantes aos de com uma porcentagem maior entre os homens em comparação com as mulheres. Quanto as áreas profissionais, 90,0% das áreas da saúde possuem celular, 87,7% das ciências administrativas, Contábeis e Econômicas 86,8% das ciências agrárias e 82,8% educação e ciências sociais. Os jovens de 17 a 25 anos são os que mais usam os smartphones, no entanto à medida que envelhecem, essa porcentagem diminui. Quando foi analisado o uso do celular nas atividades acadêmicas pelos docentes, menos de 40% dos professores ocasionalmente utilizam smartphones em atividades acadêmicas, o que reflete a prevalência de imigrantes digitais entre os docentes universitários. De acordo com os resultados desta pesquisa, os smartphones continuam sendo os dispositivos mais utilizados tanto para o uso de aplicativos quanto para busca de informações entre os alunos.

Publicado

2024-09-17