A INCANSÁVEL LUTA DO POVO QUILOMBOLA PARA CONQUISTAR O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores/as

  • Eleno Marques de Araújo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Thais Alves de Souza Aires Vilela Vilela
  • Larissa Felizardo da Paz Paz
  • Nara Núbia Silva Gomes Gomes

Resumen

Este artigo analisa conceitualmente o contexto afirmativo dos quilombolas no Brasil, partindo de diversas adversidades: como o reconhecimento de conteúdo ou disciplinas específicas da História e cultura afro-brasileira e africana no currículo nas instituições de ensino disposto na Lei Federal 10.639/2003, a importância da introdução dessa disciplina nas grades curriculares das universidades, a representação, desafios e o acesso de estudantes ao ensino superior. A metodologia utilizada foi fundamentos bibliográficos, textos e artigos científicos para que o tema fosse desenvolvido. Ademais, este trabalho teve como objetivo identificar e contribuir com estudos referentes a comunidade quilombola demostrando a importância de compreender o espaço educacional étnico-racial, o caminho percorrido permeado pelas lutas, o reconhecimento dos direitos e a importância do avanço de políticas educacionais.

Biografía del autor/a

  • Eleno Marques de Araújo, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
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Publicado

2022-06-30

Número

Sección

Artigo

Categorías