ANAMNESE: UMA REFLEXÃO DA SUA IMPORTÂNCIA NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE DENTRO DA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
Resumo: Este artigo objetivou determinar a importância da anamnese na formação acadêmica médica e vincular sua relevância na relação médico-paciente, uma vez que, é por meio dela, que se chega à hipótese diagnóstica para estabelecimento do prognóstico e tratamento do indivíduo portador de uma doença. A definição de anamnese se baseia na palavra “anamnésis”, que significa recordação, visto que se refere a algo sintomático que um paciente sente. Vale destacar que durante toda a anamnese, é analisado tudo que ocorreu, desde a origem dos sinais da afecção, até o momento em que sucede para o exame físico, realizado pelo profissional médico. Além disso, a anamnese proporciona uma elevada absorção de conhecimento, pois a forma como ela é aplicada, resulta em aspectos que contribuem a estruturar e refletir pensamentos, que favorecem um melhor entendimento de como realmente o paciente se sente. Com a anamnese, é possível deferir o verdadeiro poder que a clínica possui, permitindo que durante o seu aprendizado, o estudante possa raciocinar de forma lógica, entender quais são as suas limitações, além de respeitar as informações que lhe são direcionadas, sempre buscando privilegiar da melhor forma possível a relação médicopaciente. Foi realizada uma revisão de literatura, a qual cinco artigos da base de dados Google Acadêmico foram selecionados, dentre os anos de 2015 a 2017, através de palavras determinadas: importância da anamnese na medicina; além disso, utilizou-se a bibliografia de Celmo Celeno Porto, edições de 2014 e 2017. Foi discutido a significância da anamnese na relação médico-paciente, abordando a importância da sua compreensão durante o desenvolvimento universitário. Diante dessa revisão, conclui-se que é incontestável a relevância que a anamnese possui dentro do desenvolvimento comunicativo entre médico e paciente, visto que, todo o aprendizado adquirido durante a formação acadêmica culminará em uma conduta plausível por parte do profissional de saúde.
Palavras-chave: Conduta. Conhecimento. Profissional. Relevância.