ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar o projeto de extensão Encontro de Formação de Professores
do Campus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás – ENFORMA. Tal ação está vinculada ao Grupo de
Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI – que possui várias atividades de cunho
formativo. O ENFORMA foi criado para atender à demanda da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia,
Goiás por meio da formação continuada para os professores da rede e orientações gerais sobre práticas
pedagógicas. Modulado em encontros presenciais, o evento teve três edições, em 2017, sendo uma em maio, uma
em setembro e uma em novembro, mas fora repensado e reorganizado para o ano de 2018 com a configuração de
curso semipresencial de 120 h, composto por 3 encontros no primeiro semestre e 4 encontros no segundo
semestre. Agregadas aos encontros, o projeto conta com atividades extraclasse propostas nos encontros
presenciais e lançadas no Facebook do Grupo para socialização; discussões teóricas e esclarecimento de dúvidas
pelo Grupo de WhatsApp; bem como orientação para participação em eventos científicos e quiçá concorrência
para mestrados e doutorados. As atividades presenciais serão ministradas por partícipes do GEFOPI e
convidados externos e as temáticas são escolhidas pelos participantes e/ou indicadas pela Secretaria de
Educação. Assim, como elemento da formação processual e orgânica com base em autores como Reis (1996),
Demo (2006) dentre outros, espera-se elevar o nível de formação de profissionais e estudantes em formação
inicial.
Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Trabalho concreto.
Referências
CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor Polivalente: profissionalidade docente em análise. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.
DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília, 1996. In:
http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.