RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da relação entre professor e aluno dentro do
processo educacional. A motivação para execução foi um questionário aplicado dentro da disciplina de psicologia
escolar no ano de 2017 onde os alunos do ensino médio, em sua maioria de escolas publicas responderam questões
sobre a qualidade dos professores em sala e as partes positivas e negativas dentro da intuição escolar. Nota-se que
os alunos gostam de frequentar a escola, mas a falta de estrutura, qualificação e autoritarismo em diversos
momentos desmotivam o aluno. Quando o professor possui uma boa didática e é flexível as opiniões dos alunos é
visível que eles mantem melhor relação e o desenvolvimento tem maiores chances de ocorrer e a aprendizagem se
torna mais fácil. O professor quando assume o papel de mediador e não de depositador de conteúdos consegue
entreter o alunos, pois utiliza dos conhecimentos dos mesmos para criar uma reflexão e a partir disto gerar um
aprendizado autentico. O autoritarismo de muitos professores gera um afastamento do aluno o que dificulta o
processo de aprendizado e consequentemente o desenvolvimento é afetado nos contexto social, cultural, ambiental
e individual. O dialogo é de todas as formas o melhor método dentro da sala, através dele é possível discutir os
assuntos tendo a possibilidade de expor as ideias, concordando ou não, estimulando o aluno a reflexão, o
questionamento, indagação processos estes que são essências para tornar um aluno preparado pra atuar no mundo
e enfrentar situações de variados tipos. O aluno que aprende nesse processo terá maiores chances de sucesso, pois
conseguirá se relacionar melhor, terá maior facilidade de argumentar e expor sua opinião além de ter um
pensamento diferenciado que se destacará dos que cresceram e estão vivendo no mundo do pensamento
mecanizado.
Palavras-Chave: Educação, Aprendizagem, Mediação, Ensino.
Referências
FRESCHI, Elisandra Mottin; FRESCHI, Márcio. RELAÇÕES INTERPESSOAIS: A
CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ARTESANAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2013. Disponível em:
<https://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/20_1.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2018.
LOPES, Rita de Cassia Soares. A relaçao professor aluno o processo ensino aprendizagem. 2009.
Disponível em: . Acesso em: 15
abr. 2018.
PERISSÉ, Gabriel Pensar com criatividade: a proposta filosófica e pedagógica de Alfonso López
Quintás. in revista International Studies on Law and Education 13/14 jan-ago 2013 CEMOrOc-Feusp /
IJI-Univ. do Porto. Disponível em: . Acesso em: 15 abr.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petropolis, Rj:
Vozes, 1994.