USO DE CHATBOTS E TUTORES VIRTUAIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: POTENCIAL E DESAFIOS

Autores

  • Gustavo Carvalho UNIFIMES
  • Ricardo Cambraia Parreira ,

DOI:

https://doi.org/10.35685/pzqv7718

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Chatbots, Educação Médica, Tutores Virtuais, Aprendizado Personalizado

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem impactado a educação médica, e os chatbots surgem como ferramentas promissoras no ensino e aprendizagem. Esta revisão narrativa analisa seu impacto, explorando benefícios, desafios e perspectivas futuras. A pesquisa foi conduzida nas bases Google Acadêmico e PubMed, utilizando os termos "Chatbots in medical education", "AI tutors for medical learning" e "AI and education". Foram incluídos estudos publicados entre 2021 e 2025 sobre a aplicação da IA na educação médica, excluindo aqueles sem revisão por pares ou sem foco direto no tema. Os chatbots oferecem aprendizado personalizado, apoio na preparação para exames e disponibilidade constante, podendo atuar como tutores interativos e fontes de informações atualizadas. No entanto, desafios persistem, como a precisão das respostas, questões éticas, aceitação por parte dos educadores e integração com o ensino tradicional. Para garantir uma implementação eficaz, pesquisas futuras devem avaliar seu impacto a longo prazo, regulamentação e aprimoramento da confiabilidade dessas ferramentas. Embora promissores, os chatbots devem ser usados como complemento, e não substituto, da interação humana no ensino médico.

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Publicado

2025-09-22