IMPACTOS DO E-LEARNING NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

THE IMPACTS OF E-LEARNING ON THE EDUCATION OF MEDICAL STUDENTS DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Autores

  • Paulo Ricardo Teixeira Silva Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Bruno Debona Souto Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Palavras-chave:

Educação à distância, Pandemia, Tecnologia

Keywords:

Distance education, Pandemic

Resumo

A pandemia da Covid-19 forjou a sociedade a viver um período de isolamento social. Paralelo a isso, a universidade se reorganizou para garantir a continuidade do ensino, dando espaço para as aulas remotas mediadas por tecnologias. Isto possibilitou que a formação profissional não fosse interrompida, sobretudo porque os cursos da área da saúde foram muito importantes para o enfrentamento da pandemia. As tecnologias digitais, nesse contexto, apresentaram potencial nos mais diversos contextos, inclusive no ensino superior. Assim, o objetivo principal deste artigo é analisar o impacto do ensino a distância na formação do estudante de medicina durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, realizado a partir de buscas de produções científicas publicadas nos sites Scielo, Pubmed e Google Scholar. Por meio de descritores, encontrou alguns trabalhos e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos, dos quais 7 foram explorados com mais profundidade em razão da temática dos textos. Foram contextualizados os aspectos da pandemia no cenário mundial referente às medidas de distanciamento social; analisados como esta situação levou a interrupções nas aulas presenciais e práticas; evidenciado que a adaptação ao ensino remoto foi o recurso encontrado para a manutenção das aulas. É possível afirmar que a exploração de novos métodos de ensino, utilizando as tecnologias digitais, contribuíram para garantir continuidade dos estudos aos alunos. Contudo, algumas desvantagens surgiram em detrimento do isolamento social, como o uso excessivo de tecnologias, maior exposição às telas e dependência do acesso à internet.

Abstract

The Covid-19 pandemic has forced society to live through a period of social isolation. In parallel, the university has reorganized itself to ensure the continuity of education, making room for remote classes mediated by technology. This made it possible for professional training not to be interrupted, especially because courses in the healthcare field were crucial in addressing the pandemic. Digital technologies, in this context, have shown potential in various settings, including higher education. Therefore, the main objective of this article is to analyze the impact of distance learning on the education of medical students during the Covid-19 pandemic. This is a qualitative bibliographic study, based on searches for scientific publications on the websites Scielo, Pubmed and Google Scholar. Using specific keywords, several works were found, and through inclusion and exclusion criteria, 13 articles were selected, with 7 being explored in more depth due to their relevance to the topic. The aspects of the pandemic in the global scenario regarding social distancing measures were contextualized; how this situation led to interruptions in face-to-face and practical classes was analyzed; and it was evident that the adaptation to remote learning was the resource found for maintaining classes. It is possible to afirm that the exploration of new teaching methods using digital technologies contributed to ensuring the continuity of studies for students. However, some disadvantages emerged due to social isolation, such as excessive use of technology, increased screen time, and dependence on internet access.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Teixeira Silva , Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros.

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Adriene Sttéfane Silva , Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas. Doutora em Educação (UFU).

Bruno Debona Souto , Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente do Centro Universitário de Mineiros. Coordenador do Curso de Medicina da UNIFIMES.

Downloads

Publicado

2024-09-17