LEITURA: UM OLHAR PARA SUA HISTÓRIA
READING: A LOOK AT ITS HISTORY
Palavras-chave:
Leitor, Poder, LetramentoKeywords:
Reader, Power, LiteracyResumo
Ao referirmos sobre a leitura temos um contexto histórico desafiador, uma vez que essa habilidade não é para todos e nem todos conseguem desenvolvê-la. Este trabalho retrata brevemente a história de como a leitura surgiu em nossa sociedade. Tendo como objetivo refletir sobre seus surgimentos e impactos dentro da sociedade. O intuito é despertar para sua importância como um bem social e que seja acessível a todas as pessoas. Como metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza básica. Dentre os aspectos observado durante o processo de estudo, a leitura é vista como uma ferramenta de poder, e por isso, dever ser cada vez mais oportunizar seu ensino e acesso. A leitura como uma prática social precisa deixar os bancos escolares e fazer parte efetivamente do cotidiano de todos. Para essa pesquisa foi utilizados autores, como Horellou-Lafarge( 2010) da Sociologia da leitura, Freire(1989) com o ato de ler são alguns de nossos teóricos para nossa reflexão.
Abstract
When we talk about reading we have a challenging historical context, since this skill is not for everyone and not everyone is able to develop it. This work briefly portrays the history of how reading emerged in our society. Aiming to reflect on its emergence and impacts within society. The aim is to awaken to its importance as a social good and that it is accessible to all people. As a methodology, it is a bibliographical research of a basic nature. Among the aspects observed during the study process, reading is seen as a tool of power, and therefore, teaching and access must be increasingly provided. Reading as a social practice needs to leave the school bench and effectively become part of everyone's daily life. For this research, authors were used, such as Horellou-Lafarge (2010) from the Sociology of reading, Freire (1989) with the act of reading, are some of our theorists for our reflection.