IMPLEMENTAÇÃO DOS PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE BÁSICO ESCOLAR: REVISÃO DE LITERATURA

IMPLEMENTATION OF FIRST AID IN A BASIC SCHOOL ENVIRONMENT: A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Thays Morais de Araujo Unifimes- Trindade
  • Isabela Angélica Ferrás
  • Isabela Castro Borges
  • Isis Jullia Stival Silveira
  • Fabiano Henrique Farias Carneiro
  • Marília Karolyne Dias Pires

Palavras-chave:

Primeiros-socorros, Neuroplasticidade, Infância, Escolar

Keywords:

First aid, Neuroplasticity, Childhood, School

Resumo

O período inicial após um acidente é fulcral para atuação de procedimentos que previnam agravantes na saúde do acidentado. Nesse contexto, o uso ações conhecidas como primeiros socorros podem evitar sequelas e aumentar a probabilidade de sobrevivência. O artigo presente demonstra que o aprendizado de tais técnicas efetuado no processo de desenvolvimento pedagógico, devido à neuroplasticidade cerebral em indivíduos na fase escolar, pode resultar em ações eficazes de promoção de saúde. Os objetivos do estudo procuram entender como o aprendizado de técnicas de primeiros socorros podem prevenir danos, de modo que compreende a eficácia da introdução do ensino no ambiente estudantil, descreve as consequências da falta desse aprendizado em tal momento e estabelece modos de aplicabilidade didática de primeiros socorros. O estudo trata-se de uma revisão de literatura, através de uma análise crítica de materiais encontrados em plataformas encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os filtros utilizados foram: português, últimos 10 anos e os critérios de exclusão foram literaturas que não forneciam o alvo da pesquisa. No tocante da discussão, é evidenciado que a inexperiência na atuação de ações primárias de socorro pode agravar situação de pessoas necessitadas de tais cuidados, o que salienta a necessidade de aprendizado de primeiros socorros nas escolas, ato que pode ser efetuado por professores preparados através de métodos ativos como simulações em bonecos. Dessa forma, foi concluído que o conhecimento dos primeiros socorros é essencial na busca de salvar vidas e que seu aprendizado pode ser mais proveitoso quando ensinado em escolas.

Abstract

The initial period after an accident is crucial for implementing procedures that prevent aggravating injuries to the victim's health. In this context, the use of actions known as first aid can avoid sequelae and increase the probability of survival. The present article demonstrates that the learning of such techniques carried out in the process of pedagogical development, due to brain neuroplasticity in individuals at school, can result in effective health promotion actions. aid can prevent damage, in a way that understands the effectiveness of introducing teaching in the student environment, describes the consequences of the lack of this learning at such a time and establishes modes of didactic applicability of first aid. The study is a literature review, through a critical analysis of materials found on platforms found in the Virtual Health Library (VHL). The filters used were: Portuguese, last 10 years and the exclusion criteria were literature that did not provide the research target. Regarding the discussion, it is evident that inexperience in carrying out primary relief actions can worsen the situation of people in need of such care, which highlights the need for learning first aid in schools, an act that can be carried out by teachers prepared through active methods such as doll simulations. Therefore, it was concluded that knowledge of first aid is essential in the quest to save lives and that its learning can be more beneficial when taught in schools.

Downloads

Publicado

2024-09-17