INFLUENCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
INFLUENCE OF DIGITAL TECHNOLOGIES ON THE TRAINING OF NEW HEALTHCARE PROFESSIONALS: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW
Palavras-chave:
Tecnologia digital, Profissional de saúde, Educação on-lineKeywords:
Digital technology, Healthcare professional, Online educationResumo
A influência das tecnologias digitais na formação de novos profissionais de saúde no Brasil é ainda muito recente. Essas tecnologias revolucionaram a forma como os profissionais de saúde são treinados, educados e equipados para prestar cuidados aos pacientes. Tendo como objetivo do estudo, descrever e comparar na literatura a metodologia de ensino antes e após as tecnologias digitais na formação de profissionais de nível superior na área da saúde. A presente pesquisa, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo. Dessa forma buscou-se reunir evidências na literatura para responder os objetivos. Foi utilizado os descritores no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde); profissionais de saúde, educação on-line. Nas bases de dados, BVS (biblioteca virtual em saúde), MEDLINE (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América), BDENF (Banco de Dados em Enfermagem). Os critérios de inclusão dos artigos selecionados para o referencial teórico dessa pesquisa foram: estudos de delineamento qualitativos , métodos mistos, de caráter descritivo, exploratórios, que foram publicados entre os anos cinco anos (2018 à 2024), nos idiomas português, inglês e espanhol, com texto completos disponíveis nas bases de dados eletrônicas selecionadas. Sucedeu-se pesquisas virtuais abrangendo a leitura, análise e interpretação de artigos científicos.
Abstract
The influence of digital technologies on the training of new health professionals in Brazil is still very recent. These technologies have revolutionized the way healthcare professionals are trained, educated and equipped to provide care to patients. The objective of the study is to describe and compare in the literature the teaching methodology before and after digital technologies in the training of higher education professionals in the health area. This research is an integrative review of the literature, of a descriptive nature. In this way, we sought to gather evidence in the literature to answer the objectives. The descriptors in DeCS (Health Sciences Descriptors) were used; healthcare professionals, online education. In the databases, VHL (virtual health library), MEDLINE (National Library of Medicine of the United States of America), BDENF (Nursing Database). The inclusion criteria for the articles selected for the theoretical framework of this research were: qualitative design studies, mixed methods, descriptive, exploratory, which were published between the years five years (2018 to 2024), in Portuguese, English and Spanish , with full text available in selected electronic databases. Virtual research was carried out covering the reading, analysis and interpretation of scientific articles.