RELATO DE EXPERIENCIA DE ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVAS NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFIMES

EXPERIENCE REPORT OF ACTIVE METHODOLOGY STRATEGY IN THE PHYSICAL EDUCATION COURSE AT UNIFIMES

Autores

  • Kalliny Cruz Machado Rodrigues Unifimes
  • Lorena Cristina Curado Lopes

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Ensino e aprendizagem, Educação, Gamificação

Keywords:

Active methodology, Teaching and learning, Education, Gamification

Resumo

O resumo destaca a importância das metodologias ativas como estratégias positivas para o cotidiano dos professores, ressaltando a variedade de metodologias disponíveis. O objetivo do trabalho é investigar os métodos mais utilizados em salas de aula e avaliar o impacto dessas técnicas no nível de aprendizado dos alunos, relatando as experiências dos professores de educação física. Conclui-se que todos os professores que responderam ao questionário utilizam e têm sucesso com as metodologias ativas, o que contribui para a fixação do conteúdo pelos alunos.

Abstract

The summary highlights the importance of active methodologies as positive strategies for teachers' daily routines, emphasizing the variety of available methodologies. The aim of the study is to investigate the most used methods in classrooms and assess the impact of these techniques on students' learning levels by reporting the experiences of physical education teachers. It is concluded that all teachers who responded to the questionnaire use and succeed with active methodologies, which contributes to content retention by students.

Biografia do Autor

Lorena Cristina Curado Lopes

Lorena Cristina Curado Lopes
Bacharel e Licenciada em Educação Física (Unievangélica/Anápolis)
Especialista em Fisiologia do Exercício (CEAFI/PUC)
Especialista em Anatomia Humana (CEUSG)
Mestre em Nutrição e Saúde (FANUT/UFG)
Doutora em Ciências da Saúde (UFG)

Downloads

Publicado

2024-09-17