O BRINCAR COMO DIREITO INALIENÁVEL DA CRIANÇA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Lucas Martins Soares Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Ana Leticia Gomes Rodrigues Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Philipe Carrijo Moreira Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Kalliny Cruz Machado Rodrigues Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Isabella Pereira Prado Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Resumo

O brincar é um fenômeno essencial ao indivíduo, sobretudo às crianças. Trata-se de um direito garantido por lei e preconizado pela Organização das Nações Unidas desde 1959. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, enfatiza que toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito. A Constituição Federal brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente também asseguram esse direito que foi fortalecido com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Tal legislação coloca a criança desde o nascimento até os 6 anos como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas. Tendo em vista o exposto, neste artigo apresentamos uma proposta de pesquisa que objetiva verificar se na cidade de Mineiros, Goiás, o Plano Municipal de Educação (PME – 2015- 2025) e os projetos políticos pedagógicos (PPP) das instituições de Educação Infantil contemplam a dimensão do direito ao brincar na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa documental em andamento, de abordagem qualitativa, que busca analisar de forma crítica, exploratória e descritiva tais documentos. Assim, espera-se contribuir para o debate e problematização sobre o tema brincar na infância, não apenas no ambiente universitário, mas também em outros espaços sociais, identificando se, e de que maneira, o direito ao brincar tem sido assegurado às crianças conforme a legislação recomenda e orienta.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

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Publicado

2023-08-02