PRÁTICAS CORPORAIS, NATIVOS DIGITAIS E CORPORALIDADES EM DISCUSSÃO

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Ana Letícia Gomes Rodrigues UNIFIMES
  • Mônica Caldas Ehrenberg

Resumo

Revisões bibliográficas da literatura são importantes para que projetos de pesquisa obtenham êxito quando são postos em prática e pesquisadores vão a campo colher dados, analisá-los e produzir conhecimento. Assim, as pesquisas bibliográficas contribuem significativamente com estudos em várias áreas do saber, por apresentar o panorama científico a respeito de assuntos específicos, como o caso deste trabalho, que objetiva analisar a ocorrência dos termos “práticas corporais, nativos digitais e corporalidades” em pesquisas acadêmicas na área das ciências humanas publicadas nas duas últimas décadas. A busca ocorreu em sites como o Scielo Brasil e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Três palavras-chave foram utilizadas para as buscas: práticas corporais, corporalidade e nativos digitais. Elas aconteceram considerando o recorte temporal a partir do ano 2000. Foram analisadas de forma quantitativa, os locais e a quantidade de publicação das produções encontradas com cada um dos termos investigados, e, de forma mais qualitativa, observados os objetivos dos artigos como forma de compreender o que os autores buscam aprofundar com a utilização desses termos em suas pesquisas. Como conclusões, destaca-se que o termo práticas corporais é o que aparece com maior frequência nas plataformas pesquisadas (42%). A palavra corporalidade ocupa a segunda posição (35%) e a expressão nativos digitais apareceu com menor índice (23%). Constatou-se que a maior parte dos textos publicados se encontram em forma de dissertação de mestrado, correspondendo a 46%, enquanto as teses representam 28% e os artigos a minoria, 26%. Por fim, conclui-se que os investigadores procuram, com mais frequência, “analisar e discutir” questões sobre as práticas corporais, a corporalidade e os nativos digitais.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Ana Letícia Gomes Rodrigues , UNIFIMES

Estudante do curso de Educação Física da UNIFIMES e bolsita PIBIC UNIFIMES.

Mônica Caldas Ehrenberg

Professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigo

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