SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ENSINO REMOTO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A pandemia de COVID-19 trouxe consigo inúmeras consequências à vida e saúde das pessoas. Uma delas foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para que as atividades educacionais não ficassem paralisadas durante o período de isolamento social. Objetivando analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e a razão deles não interagirem nas aulas mediadas por tecnologia, este trabalho evidencia as adversidades enfrentadas por eles no período em que o ERE ocorreu, bem como os motivos pelos quais eles preferem o ensino presencial ao remoto. Este estudo é qualitativo e descritivo, pois tem caráter essencialmente interpretativo e pretende analisar as relações entre as variáveis identificadas em uma roda de conversa com seis estudantes matriculados na disciplina de Sistemas de Informação, no segundo período do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Mineiros. Após a obtenção dos dados, organizou-se um corpus que foi analisado utilizando-se a análise temática de conteúdo propostas por Bardin (2016), em que as categorias foram identificadas a posteriori, de forma indutiva, a partir das falas dos estudantes. As categorias de análise nos permitiram entender que as dificuldades apresentadas têm relação entre si e foram determinantes para o fato de não interagirem nas aulas, e, estão diretamente relacionadas à preferência deles pelo ensino presencial. Desse modo, esperamos que os pontos levantados nesse estudo possam servir para reflexão e discussão para que, mesmo os estudantes preferindo o ensino presencial, os docentes não deixem de integrar em suas práticas pedagógicas as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).