MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTIR DO FOLCLORE NACIONAL
Resumo
Resumo: O texto tem como objetivo discutir a mediação de leitura literária a partir do folclore brasileiro, para isso parte da ideia de que historicamente, a leitura literária esteve presente na vida das pessoas, sendo que há registros que os sumérios já utilizavam obras canônicas em seus ensinamentos. Na atualidade, com todos os avanços tecnológicos e sociais, o livro dividiu espaço com o smartphone, o computador e a internet, mas ele é uma tecnologia tão importante quanto essas outras. A utilização da leitura na sala de aula vai além dos ensinos gramaticais, pois através dela é possível desenvolver nos alunos o prazer pela leitura, evoluir suas capacidades argumentativas, de comparar diferentes assuntos, aumentar repertório cultural e formar conceitos. Nesse sentido é preciso buscar práticas de mediação capazes de fomentar nas crianças a habilidade leitora. Com vistas nessa questão, o texto propõe que a mediação pode ocorrer por meio do texto folclórico, uma vez que ele desempenha sobre os alunos um fascínio, uma vez que mistura o fantástico e a fantasia como categorias que têm forte influência nas crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que discute a leitura literária no âmbito da educação infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil. Mediação de leitura. Folclore.