ÓCIO CRIATIVO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores/as

  • Luccas Horácio S. de Oliveira Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Guilherme Rodrigues Silva Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Kaiky Mendonça Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Amanda Resende Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros

Palabras clave:

Ócio, Ócio criativo, Lazer, Ócio e sociedade, Criatividade

Resumen

O ócio é um conceito que tem sido explorado desde o início do século 21 na sociedade, devido a sua relação com o setor econômico e por influenciar diretamente no estilo e na qualidade de vida pessoal e social. O ócio criativo, um desdobramento do ócio, pode ser um fenômeno que possibilita o sujeito conciliar de forma equilibrada o trabalho com os estudos e o lazer, sem sobrecarregar o sujeito, permitindo a extração do máximo de cada momento. 

Biografía del autor/a

Luccas Horácio S. de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Guilherme Rodrigues Silva, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Kaiky Mendonça, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Amanda Resende, Centro Universitário de Mineiros/UNIFIMES

Estudante do 1º período do curso de Educação Física da UNIFIMES.

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Publicado

2022-12-06