DESAFIOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA REDE REGULAR DE ENSINO
Palabras clave:
Criança Surda, Inclusão, Educação, Escola, SociedadeResumen
Ao longo dos anos, a comunidade surda brasileira luta por seus direitos a inclusão social e por uma educação de qualidade, porém, essas demandas são compostas de muitos desafios, portanto a presente pesquisa tem como objetivo central abordar as principais dificuldades de inclusão da criança surda na rede regular de ensino, por meio de uma pesquisa qualitativa, voltada para uma revisão bibliográfica com fulcro em artigos científicos e obras que abordem a temática de inclusão da criança surda em salas regulares, além de pesquisa em documentos oficiais, onde destaca-se a Lei Brasileira de Inclusão- LBI (nº13.146/15), buscando-se fundamentar os direitos educacionais da criança surda, tal legislação garante que escola e sociedade devem promover condições de igualdade, direitos e liberdades fundamentais, para a pessoa com deficiência, tendo em vista à sua inclusão social e cidadania. Diante dos artigos encontrados, nas plataformas Scielo, Google acadêmico, dentre outras, as principais discussões estão em torno da falta de formação dos professores em Língua Brasileira de Sinais – Libras; falta de materiais adequados; escassez da oferta de cursos de Libras; déficit de intérpretes de Libras. Conforme Sassaki (1994), a sociedade, isso abrange nossas escolas, necessita de passar por um processo de adaptação, para incluir em seus sistemas as pessoas com deficiência, para que estas possam participar da sociedade ativamente, isso abrange a pessoa surda. Conclui-se que a inclusão das crianças surdas é um afazer coletivo, ligado a igualdade linguística e cultural de toda comunidade surda, pois a inclusão é uma delegação que abrange uma rede, e não apenas uma pessoa. Apesar de alguns avanços na inclusão dos surdos, na sociedade brasileira, até o presente momento temos muitos desafios para tornar essa inclusão mais efetiva, e a escola tem um papel extremamente importante nesse processo, devendo garantir condições de acesso, participação, aprendizagem e permanência na escola regular, por meio do oferecimento de serviços e de recursos de acessibilidade que excluam as objeções e promovam a inclusão, a fim de assegurar a aprendizagem dessas crianças com equidade.